Pular para o conteúdo principal

JESUS : NOSSO SUMO SACERDOTE.- HEBREUS 4:14-16


HEBREUS : 4:14-16...."Tendo, pois, a Jesus, o filho de Deus, como grande Sumo Sacerdote que penetrou os céus, conservemos firme a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna...".

Também no capítulo 3 de Hebreus lemos a seguinte exortação:..."Considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote de nossa confissão..." O significado no original da palavra aqui traduzida "considerai" é 'considerai atentamente" .Jesus também é considerado "apóstolo da nossa confissão "e, agora nos cabe considerá-lo atentamente no caráter de sumo sacerdote.

A primeira coisa que aprendemos acerca de nosso Sumo Sacerdote na leitura que acabamos de fazer é que Ele penetrou os céus, quer dizer que Ele entrou na presença do Deus Altíssimo. Aprendemos que penetrou nos céus a fim de nos procurar duas coisa: 1- a misericórdia de Deus. 2- a graça de Deus para nos ajudar nas horas de provação e dificuldade.

Precisamos ainda de misericórdia de Deus porque somos pecadores e temos transgredido a Lei de Deus. Para qualquer hebreu, as palavras: "Temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus" trariam muito conforto, especialmente nos tempos em que está epístola foi escrita. Pois os judeus conheciam bem a história e os costumes do seu povo, mas para nós podermos compreendê-la  e recebermos a mesma benção é preciso que examinemos o seu significado.

Depois dos israelitas terem saído da terra do Egito, andaram durante quarenta anos no deserto. Nunca se fixavam no mesmo lugar por muito tempo. O povo vivia em tendas de lona que facilmente armava e desarmava, conforme as necessidade de mudar de um lugar para outro, por razões de higiene ou por falta de água, etc. Por isso Deus mandou fazer uma casa para Ele.

A casa de Deus era coberta de tecidos e recebia o nome de Tabernáculo. Este tabernáculo, consistia em uma tenda de campanha com duas divisões separadas por uma cortina chamada véu. O tabernáculo estava situado numa espécie de praça, no meio do acampamento do povo de Israel, e cercado numa vedação de panos brancos. Nesta praça do tabernáculo, a que se chamava átrio, havia um grande altar onde eram oferecidos sacrifícios pelos pecados do povo ( um cordeirinho ou bezerro ou bode conforme a ocasião). Tinha, no entanto, de ser um animal limpo e sem defeito.

Na primeira sala do próprio tabernáculo, somente os sacerdotes podiam entrar em cumprimento dos seus deveres, oferecendo incenso no pequeno altar de ouro ou cuidando dos candeeiros-
Êxodo 30:7, ou colocando ou retirando os pães da proposição. Porém, na segunda divisão, chamada, "o santo dos santos", apenas o sumo sacerdote podia entrar e somente uma vez por ano ( Yom Kippur). Nesse dia, da expiação dos pecados de Israel  era permitido entrar para lá do véu que separava as duas partes entrar no lugar mais santo. Noutras ocasiões era-lhe proibido sob pena de morte. Lemos em Levítico 16.2 as seguintes palavras : Dize a Arão que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório..."

Assim, uma vez por ano, no dia em que fazia expiação pelos pecados dos israelitas, o sumo sacerdote podia entrar além do véu no lugar santo e comparecer perante o Senhor do Exércitos que se manifestava numa nuvem sobre o propiciatório. Nesse dia, vestido de uma vestimenta sacerdotal branca e levando numa mão o incensário e em outra o sangue de um bode que tinha sido morto pelos pecados do povo, o sumo sacerdote entrava no santo dos santos e, chegando à presença de Deus, aspergia o sangue sete vezes sobre o propiciatório e sete vezes perante ele.

Era assim que o sumo sacerdote fazia a expiação pelas transgressões pelo povo de Israel de ano a ano. Vendo Deus o sangue da vítima que tinha dado a sua vida no altar, Deus perdoava os pecados da nação  pois no sangue do animal Deus discernia uma sombra daquele Santo que havia de nascer neste mundo e morrer na cruz: o Cordeiro de Deus ,morto sobre a cruz em expiação pelos nossos pecados.

Neste evento, pois, temos a chave que abrirá nossa compreensão para as palavras do nosso texto: ..."Temos um grande Sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus"...A morte do Senhor Jesus sobre a cruz, a Sua ressurreição ao terceiro dia e a Sua subida para o céu marcam assim o verdadeiro dia da expiação dos nossos pecados de que todos os sacrifícios da antiguidade eram apenas meras sombras.

O altar no átrio do tabernáculo representa a cruz do Senhor Jesus. Ele, depois de Sua ressurreição, foi o Sumo Sacerdote que, levando com ele o seu próprio sangue, entrou na presença de Deus. O Senhor Jesus não entrou num santuário terrestre. Passando pelas nuvens como quem passa por um véu,o Filho de Deus entrou na presença de Deus, o Pai, e, assim aspergiu o Seu próprio Sangue perante o trono do Deus Altíssimo, fazendo deste modo a purificação de todos os nossos pecados.

No capítulo 9 -11 e 12 de Hebreus, lemos o seguinte:..."Mas vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção..." Também lemos em 1 João 1:7..."O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado...".

..."Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente nossa confissão..". Visto que o próprio Filho de Deus, não apenas um sumo sacerdote, mas o grande sumo sacerdote ,o chefe supremo de todos os sumos sacerdotes, entrou na própria presença de Deus nos altos céus e ali tratou do assunto da expiação dos nossos pecados, como poderemos de forma alguma abandonar esta confissão, esta nossa fé no Senhor Jesus? Conservemos firmes a nossa confissão.

Aqui temos as melhores notícias de todos os séculos. Contemo-las a todo o mundo a quem possa interessar em tempo e fora de tempo. Não nos envergonhemos do evangelho de nosso Senho e Salvador Jesus Cristo. O apóstolo Paulo não se envergonhava de falar acerca do Senhor Jesus e de sua morte. Ele mesmo diz:.. "Não me envergonho do evangelho" Romanos 1:16. E o que é este evangelho de que falava o apóstolo? Ele responde a nossa pergunta em 1a Corintios 15,onde diz:..."Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei: que Cristo morreu pelos nossos pecados ,segundo as escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia ,segundo as Escrituras...".

Esta é a mensagem que é loucura para o gentios e um escândalo para os judeus, que, Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo e morreu para nos salvar. Ele mesmo foi a vítima que morreu sobre o altar pelos nossos pecados. Isaías 53 no-lo conta em sua profecia:..."Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pela nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados..."Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a Sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro..."

Mas Ele foi também o sumo sacerdote que apresentou perante Deus o sangue por Ele próprio derramado. "Vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, nem com sangue de bodes e bezerros, mas por Seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário havendo efetuado uma eterna redenção..." Está consumado, está feito.
esta pago o escrito de dívida que era contrário a nós, foi cravada na cruz...Aleluia!!!

Amigos, irmãos, caros leitores crentes ou descrentes, Deus tem uma perfeita e eterna redenção para toda a humanidade. O Senhor Jesus entrou na presença de Deus e ali mostra os sinais da sua morte a Seu Pai. Agora, não precisamos ter medo de Deus. A expiação está consumada e Jesus está na presença de Deus para interceder por todos nós.

A expiação se fez, a vitima morreu. Cristo de uma vez passou além do véu. E agora faz intercessão por mim e por você .Um pontífice maior que qualquer mediador ou mediadora debaixo dos céus..
MARANATA ..ORA VEM SENHOR JESUS...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N