Pular para o conteúdo principal

A ABERTURA DOS SELOS E A POSSE DA TERRA

 A ABERTURA DOS SELOS E A POSSE DA TERRA.


A cena dramática do trono nos dois capítulos anteriores preparou o caminho para o capítulo 6 , Cristo como homem glorificado andou no meio dos castiçais , e isto foi o pano de fundo para as mensagens ás sete igrejas. Agora Cristo como o Cordeiro que foi morto, tendo tomado o livro da mão de Deus, age em favor do trono enviando o juízo sobre a terra.

Cristo é apresentado como prestes a lidar com o usurpador e reivindicar sua herança. Nesta parte Ele porá em andamento os acontecimentos que preparam o caminho para o apogeu da história da terra. Os selos em termos gerais incluem assuntos como guerra ,fome e morte que tem vigorado durante toda a história da humanidade ,mas que agora serão muito mais abrangentes e intensos. Estes seis selos abrangem os primeiros três anos e meio da Tribulação, seu início.

O registro da história relata como Deus agiu em juízo literal em tempos passados, o primeiro cosmo foi destruído pelo dilúvio, Sodoma e Gomorra pereceram sob fogo e terremoto e o Egito estremeceu debaixo das pragas. Neste período da tribulação, os juízos providenciais dos selos abrem o caminho para o derramamento da ira do Céu até que a terra cambaleia sob seus golpes Isaías 13:6 e Isaías 24:19-20.

O ARREBATAMENTO DE JOÃO...Vimos que o arrebatamento de João ao céu no início do capítulo 4 dá início a terceira parte do livro, como esboçado pelo próprio Cristo " as coisas que depois destas hão de acontecer". Também foi mostrado que a expressão " depois destas" deve ser interpretada como significando da era da igreja . Assim, enquanto não está escrito explicitamente , o arrebatamento da igreja está indicando no final do capítulo 3, e o fato de João ser arrebatado ao céu pode bem ser uma figura deste acontecimento.

O fato da igreja não ser mencionada nesta terceira parte está em completa harmonia com esta interpretação. Quando Cristo fala ás igrejas, nos caps. 2 e 3 em sete ocasiões temos o apelo: " quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz ás igrejas " .Já em 13:9 um apelo idêntico omite qualquer referências ás igrejas.: " se alguém tem ouvidos ouça " . A igreja não é vista nem mencionada , durante todas as cenas de juízos , e somente reaparece ,sob a figura da noiva do Cordeiro , em 19;4, pouco antes de Cristo voltar a terra. A única outra menção  " das igrejas", no restante do livro, é em 22:6.

Nem uma vez é sugerido que a igreja compartilha dos sofrimentos ou das lágrimas da terra neste período. Israel, como nação, mais uma vez é apresentada como o testemunho de Deus na terra 7:1-8. A distinção entre judeu e gentio, algo que na era da igreja não era evidente (caiu a barreira de separação)é aqui reestabelecida, e a palavra descritiva para os salvos é " santos" e não "cristãos". E o nome usado para descrever a divindade não é mais " Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo", mas " Deus da terra" 11:4 " Senhor Deus Todo-Poderoso" 15:3 e " Deus do céu" 16:11, expressões que nos fazem lembrar dos dias dos antigo testamento . Indicando que a igreja , com seu relacionamento especial com Cristo, foi removida da terra. Uma nação terrena e uma cidade terrena são, novamente, o centro dos acontecimentos da terra.

O DIA DO SENHOR. Vemos em todo o VT ,que as intervenções divinas foram vistas por todo o Israel e seus profetas que anunciavam os diversos juízos sobre a nação mas, podemos afirmar que muitas descritas nos profetas seriam sombras de um dia futuro singular e específico, o dia do Senhor, cujos terrores e juízos serão muito maiores do que tudo o que já aconteceu . Isaías descreve o dia do Senhor, no qual Deus irá se levantar para " assombrar a terra " Isaias 2:10-21 e que se repete em 6:12-17, quando o Cordeiro abre o sexto selo . Outros textos Isaías 34:1-8 - Obadias 1:15 -Joel 3:1-16 e Zacarias 14:1-15.

O DIA DO SENHOR E A IGREJA...testos de I Tess 5:2- II Tss 2:2 -II Pe.3:10 deixa bem claro que o dia do Senhor não começa até depois da igreja ter sido arrebatada da terra. A maior parte dos estudiosos  veem este dia do Senhor iniciando com a assinatura do tratado que marca o começo da setuagésima semana de Daniel 9:27. Mas , entretanto a ordem expressa em I Tss 5:2 nos diz: " Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite ...sugere que o primeiro ato público da intervenção divina sobre na terra ,por Deus é o arrebatamento da igreja, de sorte que este acontecimento , e não a assinatura do tratado , marca o início do dia do Senhor a terra.

A SETUAGÉSIMA SEMANA E ISRAEL...Enquanto o dia do Senhor se refere primeiramente á  nação de Israel, o efeito deste dia alcançarão todas as nações . Esta esfera mais ampla pode ser vista nas repetidas referências á " terra" no livro de Apocalipse, referências que não podem ser limitadas nem á terra nem ao império romano. Já as ´profecias das " setenta semanas" é dirigida exclusivamente á nação de Israel e descreve um período especial na sua história.

70 SEMANAS...Num período de 490 anos, de um ponto de partida específico, Deus estabelece um programa para esta nação. A sexagésima nona semana da profecia de Daniel, somando 483 anos (69x7)desde o seu começo, terminou com a apresentação de Cristo a Israel como seu  Rei-Príncipe-Messias no décimo mês de Nissan no ano 32 D.C , quando Cristo entrou em Jerusalém montando sobre um jumentinho Mt.21:6. A rejeição de Cristo depois da sexagésima nona semana significou a interrupção do programa divino. 

Neste período de intervalo, entre a sexagésima nona semanas , temos o período da graça. quando o Senhor reúne a sua igreja. Assim =, a história da igreja se encaixa profeticamente entre duas festas de Israel : a festa de Pentecostes( o envio do Espírito Santo a terra) e a festa das trombetas( reajuntamento da nação) tendo em vista o grande dia da expiação .O soar da trombeta no arrebatamento da igreja( I Tess 4:16 - I Cor.15:52) anuncia o ajuntamento dos santos da dispensação da igreja, a remoção da igreja do seu lugar de testemunho na terra, e abre o caminho para que o programa de Deus para Israel RECOMECE.

A setuagésima semana da profecia de Daniel é a única que aguarda o seu cumprimento, e isto deve abranger os últimos sete anos antes da vinda de Cristo á terra, em glória , com todos os seus santos. Aceitando o argumento de que esta seção corresponde a setuagésima semana de Daniel, devemos notar que o primeiro selo indica o surgimento , no palco do mundo, de um homem que será o maior enganador de todos os tempos , o príncipe que há de vir de Daniel 9, que se revela como este enganador através do tratado que faz com o líder nacional de Israel.

OS SETE ANOS FINAIS...o profeta Daniel recebeu esta revelação de como seria estes sete anos, seria dividido em primeira e segunda parte. Em sua primeira parte Israel estará em paz e segurança e prosperando muitissimamente. Tendo pois sim a segurança do tratado de paz trazendo proteção do anticristo, tendo o seu templo edificando, o terceiro. Mas, no final dos 1.260 dias o enganador "fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares : e sobre a asa da abominação virá o assolador" E na continuidade é falado: " e desde o tempo em que o sacrifício continuo for tirado e posta a abominação desoladora (imagem da besta) haverá 1.290 dias. Neste período haverá grande fuga dos judeus que não aceitarão( um remanescente) por um tempo, e tempos e metade de um tempo ( Petra) . O Senhor Jesus falou de acontecimentos na primeira metade do período da Tribulação no discurso do monte das oliveiras como o princípio das dores.

A AÇÃO DE CRISTO...A ação do Cordeiro em abrir os selos dá início ao período da Tribulação e ao mesmo tempo inicia a setuagésima semana de Daniel. A manifestação do líder mundial pode ter iniciado na assinatura do tratado como grande pacificador. Quão grande enganador ele é! Duas figuras proeminentes aparecerão na terra, uma besta da terra e outra besta do mar. Um o falso profeta e outro o falso príncipe, fantoches nas mãos de satanás, e não percebem que ao assinar a aliança estão pondo em movimento o programa divino. Estes dois homens também não sabem que o Cordeiro tem acabado de pegar o livro, e que o juízo esta prestes a cair sobre a terra.

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N