Pular para o conteúdo principal

APOCALIPSE E O SEXTO SELO.

 O SEXTO SELO...

Com a abertura do sexto selo, os grandes distúrbio cósmicos que anunciam os últimos dias começam. Homens em geral, Israel em especial, criam que os movimentos regulares dos corpos celestes eram uma prova do controle providencial de Deus. Uma falha nesta ordem era um lembrete horrível de que o "fim do mundo" estava próximo. Este é o consenso geral na literatura apocalíptica NÃO bíblica ainda existente. Isto tinha sua base original nas Escrituras, onde a manifestação física das intervenções de Deus sobre a terra são claramente ensinadas como, por exemplo, quando Deus desceu no Monte Sinai, " e todo o monte tremia grandemente" ÊX. 19:18. A terra tremendo, o sol se escurecendo, a Lua como sangue, as estrelas caindo, mostram termos muito claros o juízo catastróficos de Deus. 

E HOUVE UMA GRANDE TERREMOTO...este terremoto deve ser tão literal quando qualquer um na história do VT. ( como em Amós1:1) está em pleno acordo com a profecia de Ageu:..." porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus e a terra , e o mar, e a terra seca. Este terremoto era, obviamente ,um dos quais o Senhor falou em termos gerais  no seu discurso do Monte das Oliveiras:..."e a haverá fomes, e  pestes, e terremotos em vários lugares..." Mat. 24:7. Este terremoto específico é chamado de "o grande", uma palavra que possivelmente indica um terremoto de escala mundial. A palavra terremoto ocorre sete vezes neste livro, mas os únicos três que são chamados de "grande" ocorrem no período que liga o sexto selo - a sexta trombeta e a sétima taça(16:18) 

E O SOL TORNOU-SE NEGRO COMO SACO DE CILÍCIO E A LUA TORNOU-SE COMO SANGUE...especialistas em sismologia e geógrafos reconhecem que alguma catástrofe esmagou a crosta da Terra anteriormente sólida (a Bíblia deixa claro que Deus fez isto no tempo do dilúvio, nos dias de Noé)Extensas peças desta crosta terrestre, grandes placas flutuando sobre um manto de plástico, colidem uma com as outras, deslizam uma sobre as outras e racham. Estes movimentos têm produzido os terríveis terremotos dos últimos tempos. 

A ABERTURA DO SEXTO SELO...Com a abertura do sexto selo, uma palavra vinda do trono de Deus e do Cordeiro atinge a vasta rede de falhas subterrâneas e um terremoto apavorante atinge o globo terrestre. Terremotos no passado foram frequentemente acompanhados por erupções vulcânicas, lançando vastas quantidades de poeira e vapor e gases na atmosfera. O sol escurecido e a Lua como sangue são o resultado de algum tipo de detrito entre estes corpos celestes e a Terra. A linguagem é figurada, o Sol e a Lua na realidade, não mudam. Atividade vulcânica é a causa comum de tal escurecimento do Sol e da descoloração da Lua . Nestas circunstâncias a profecia de Joel 2:31 será literalmente cumprida:..." o sol se convertera em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor..." Cilício era um tecido feito de pelos de cabrito e usado, geralmente, para indicar luto. A mortandade desenfreada na Terra é correspondida adequadamente pela escuridão e luto da criação.

E AS ESTRELA DO CÉU CAÍRAM SOBRE A TERRA..."como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte." A causa do problema entre os corpos celestes e a Terra pode ser atividade vulcânica, mas é igualmente possível que isso venha de algum corpo celeste, coo talvez um cometa, que vindo de muito além do sistema solar passa entre o Sol e a Terra. Enquanto ele escurece o Sol e faz a Lua parecer como sangue, este invasor traria lixo cósmico, parte do qual cairia sobre a terra com uma incandescência brilhante, enquanto ele passa pela atmosfera. Os céus se encheriam de uma miríade de rastros incandescentes, dando a aparência de "estrelas cadentes" A figura descritiva é de uma figueira numa tempestade, parecendo ser apanhada por uma potente mão é vigorosamente sacudida. O profeta Isaías descreve esta imagem 34:4..

E O CÉU RECOLHEU-SE COMO UM PERGAMINHO QUANDO SE ENROLA...Vemos que este fato não é a dissolução do sistema solar como descrito em AP. 20;11. O verbo aqui é retirou-se ou recolheu-se e é uma linguagem de aparência. Para um observador sobre a terra no verso 15, a nuvem de lixo cósmico iria escurecer o Sol , fazer a Lua parecer vermelha como sangue, produzir uma nuvem de meteoros com tal intensidade que pareceria que as próprias estrelas estavam caindo em cascata sobre a terra, dando a impressão que o próprio Céu estava se enrolando como um pergaminho. Esta é a linguagem usada por Isaías para falar do dia do Senhor. Isaias 34;4...."e os céus se enrolaram como um pergaminho" O enrolar rápido de um pergaminho de papiro quando uma ponta é solta, é uma imagem adequada do Céu desaparecendo enquanto o cometa invasor passa pelo céu.

E TODOS O MONTES E ILHAS FORAM REMOVIDOS DO SEUS LUGARES...Isto tira qualquer dúvida sobre o fato deste julgamento atingir toda a terra. Os abalos do terremoto parecem atingir toda a parte. Nos raciocínio dos " moradores da terra", os primeiros  quatro selos poderiam ser explicados como providenciais. A matança de homens e mulheres que recusavam fidelidade a besta pode ser explicada como conveniências políticas mas este transtorno do universo deixa abundantemente claro que Deus está intervindo de forma dramática. Não há dúvida de que estes distúrbios cósmicos são o início dos acontecimentos astronômicos dos quais o Senhor falou claramente..." Logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a Lua não dará a luz ,e as estrelas cairão do céu, e as potência dos céus serão abaladas" Mateus 24:29. Devemos enfatizar mais uma vez que enquanto estes sinais começam no sexto selo, eles continuam e se intensificam sob a sexta trombeta, e o auge final é atingido sob a sétima taça, pouco antes do próprio Senhor aparecer...

A REAÇÃO DOS MORADORES AOS ACONTECIMENTOS CÓSMICOS...a reação a estes acontecimentos cósmicos, por parte dos moradores da Terra pertencentes a todas as camadas da sociedade , confirma a interpretação literal do fenômeno como a única interpretação possível. Quando qualquer distúrbios astronômicos incomum na esfera astronômica se manifesta causa temor e até pânico, os homens desmaiarão devido as convulsões na Terra. Os homens são confrontados com o Divino, eles parecem saber pois é a mão de Deus agindo, é a presença da ação do próprio Deus.

ACONTECIMENTOS NO UNIVERSO MOSTRAM AO HOMEM SUA FRAQUEZA DIANTE...diante da face de DEUS. Uma sociedade abrangendo ateus, evolucionistas, humanistas e todos os que publicamente negam a existência de Deus agora são obrigados a reconhecer a Deus e ao Cordeiro. Ao invés de buscar misericórdia por meio de arrependimento, os homens clamam á próprias rochas, cujo testemunho de um Deus criador eles tem negado, para os esconder da sua Face. Se as montanhas e rochas são literais, e parece não haver outra forma de interpretá-las, então seria uma exegese estranha negar que os montes do verso anterior também sejam literais.

TODAS AS CAMADAS DA SOCIEDADE...Cada camada da sociedade é atingida por esta mensagem universal. Ninguém pode fugir da sua importância. O artigo antes de cada uma das classes destaca os que são considerados líderes da sociedade, e especialmente os que normalmente teriam todo o motivo para se sentir seguros.

OS REIS DA TERRA...se refere a líderes das nações, seja qual for seu título local: imperador, presidente ou monarca. Protegidos de todos os problemas normais da vida, por causa da sua posição, agora eles estão diante da face de DEUS. 

OS GRANDES...esta expressão se refere á segunda camada da nobreza nos países onde o rei governa, ou a membros do governo onde existe a democracia. Eles normalmente teriam a segurança da sua influência, mas agora a influência tem pouca importância.

COMANDANTE...a palavra traduzida por comandantes originalmente descrevia um comandante de mil homens, e era a palavra grega usada para um vizir persa, e para um tribuno romano, o comandante de uma corte ou o título do comandante de uma guarnição romana em Jerusalém. Seria o equivalente a um marechal de campo ou a um general, hoje em dia, mas é abrangente o suficiente para incluir todos os líderes militares  que normalmente se sentiriam seguros com o poder das sua forças militares.

OS RICOS.. os ricos são os líderes das industrias, os diretores d empreendimentos comerciais mundiais, os banqueiros mundiais, financiadores cujo mundo está protegido pela sua riqueza, e a segurança sempre faz parte de suas vidas.

OS PODEROSOS...descreve os que não são normalmente conhecidos do público, mas são os homens que, por trás das cenas, exercem grande poder na política e na sociedade. Estes são os líderes dos partidos políticos majoritários, os magnatas da mídia, os senadores, os membros do parlamento e os líderes dos sindicatos. O poder destes homens não importa em que esfera, agora não os pode proteger.

E TODO O SERVO E TODO O LIVRE...completa o registro social dos dias romanos. Em dias modernos os seus sinônimos seriam "trabalhadores de colarinho branco", "trabalhadores braçais", homens e mulheres porque as classes abrangem ambos, ganhando ordenados, ou sacando salários, empregados ou patrões; todos estão no mesmo estado de pânico devido a estes acontecimentos dramáticos no universo.

O TERROR VARRE TODA A TERRA...homens de todas as camadas da sociedade descobrem que seu mundo de faz de conta desmoronou, e eles terão que apresentar-se diante de DEUS. A realidade toma o lugar da farsa das suas vidas. Linhagem real ou origem humilde não faz diferença alguma; quer seja um comandante militar ou um capitão de indústria, todos estão cientes de que há um Deus lidando com a terra. O ateísmo não tem mais resposta, o gnosticismo é inadequado nesta crise. Vivendo num tempo quando a blasfêmia " da besta" estava á solta, sabendo que eles haviam comprometido suas consciências em troca de benefícios e riquezas, eles agora estão face a face com Deus. Eles prefeririam encarar a morte do que a Deus, e clamam aos montes e ás rochas " cai sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono., e da ira do Cordeiro"

ENTÃO OS HOMENS SE METERÃO NAS CONCAVIDADES DAS ROCHAS...Sem medo da morte, os homens estão mortalmente amedrontados de Deus a quem desdenharam durante toda a sua vida, e do Cordeiro a quem negaram. Quando ocorrerem estes abalos cósmicos, os homens da Terra finalmente reconhecerão que Deus e o Cordeiro estão agindo em juízo. a palavra "ira" indica o descontentamento decidido das pessoas divinas. A palavra " dia" aqui não deve ser interpretada como um período de vinte e quatro horas ,mas um período mais extenso, que pode incluir todos os sete anos do período da Tribulação, ou mais provavelmente, descreve os últimos três anos e meio.

O PROCESSO IMPESSOAL DE DEUA DE RETRIBUIÇAÕ...esta ira não é a vingança pessoal nem simplesmente o processo impessoal da retribuição, mas a ação direta de Deus, ou "a resposta da santidade á maldade persistente e impenitente". Aquele terrível dia chegou, feito mais terrível pelo fato do Cordeiro estar associado com ele. Os homens recusaram a provisão do Cordeiro, e agora sofrem aa consequências do se pecado. Este clamor cheio de pânico, nos mostra que os homens estão conscientes de que estes terríveis acontecimentos são apenas o prelúdio de atos mais severos, e eles sentem que não podem suportar o que antecipam que virá....

UQEM PODERÁ SUBSISTIR ...neste clamor vemos uma repetição do profeta Naum..." Quem parará diante do seu furor ? E quem subsistirá diante do ardor de sua ira? (1:6) e também do profeta Malaquias...' mas quem suportará o dia da sua vinda ?"e quem subsistirá, quando ele aparecer? Deus tem agido de forma tão dramática , e seu poder tem sido demonstrado numa escala tão extraordinária no estremecimento da Terra e Céu, que os homens reconhecem pela primeira vez sua fraqueza e impotência . Agrupados contra Deus, os homens inevitavelmente cairão, eles não podem resistir!...


MARANATA...ORA VEM SENHOR JESUS !



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N