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APOCALIPSE CAPÍTULO 4...

 AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS HÃO DE ACONTECER...

João é convidado a entrar no Céu, vê um trono, o trono de Deus e testemunha um dos acontecimentos mais dramáticos de toda a história humana, a divindade entronizada servida por quatro seres viventes  e cercada por vinte e quatro tronos ocupados por vinte e quatro anciãos  e servida por uma miríades de anjos. Quando Cristo, como cordeiro toma o livro da mão de Deus, a adoração se inicia e as notas de louvor crescente procedem dos grupos dos seres criados, até que ,enquanto novas vozes se juntam ao coro, toda a criação se prostra em adoração diante do trono. Devido a importância do lugar que esta cena ocupa o livro, três aspectos principais precisam ser tratados:

1-a relação entre a cena do trono e o arrebatamento da igreja

2-a relação desta cena do trono com a tribulação

3-a relação entre os capítulos 4 e 5

Esta cena do trono constitui a introdução á terceira parte do livro. As coisas que tens visto se referem a visão de Cristo glorificado - As que são , foram apresentadas por Cristo nas cartas as sete igrejas, nos capítulos 2 e 3 - e as que depois destas hão de acontecer a partir do capítulo 4 ao 22. 

O ARREBATAMENTO DE JOÃO ...o fato de João ser transferido ao céu neste ponto é significativo. a crença futurista do livro não têm dificuldade em ver a transferência de João da terra ao céu como uma figura do arrebatamento da igreja. Embora não haja prova absoluta  o forte elemento de coincidências na transferência de João ao céu logo depois do término das mensagens as igrejas deve ser levado em conta. Interligado a esta sequência está a identificação dos vinte e quatro anciãos ao redor do trono, os quais representam a igreja vista no céu agindo em sua forma sacerdotal, os redimidos, em corpos ressurretos , glorificados, julgados e coroados. Estes anciãos representam a igreja desta dispensação.

A IGREJA NÃO É MAIS CITADA ...A igreja não é mencionada ,nem é feita qualquer referência a ela, nas cenas da tribulação entre os capítulos 5 a 16, mas ela reaparece como a "esposa do cordeiro" pouco antes do retorno de Cristo a terra 19;7. Nos capítulos 2 e 3, o bem conhecido desafio de Cristo," quem tem ouvido. ouça o que o Espírito diz ás igrejas", ocorre sete vezes . Já em 13:9 quando desafio é repetido temos a omissão significativa da expressão" o que o Espírito diz as igrejas" 

AS PALAVRAS USADAS PARA DIVINDADE NESTA PARTE DO LIVRO..." DEUS" " SENHOR DEUS" " TODO PODEROSO" são mais características dos tempos do VT do que a da intimidade do vocabulário das epístolas, durante a era da igreja. Seria estranho, se a igreja está na terra durante este período ,que a palavra " PAI" nunca é usada em relação aos cristãos na terra. Assim temos uma indicação clara de que a igreja partiu da terra antes do início da tribulação. Consequentemente, o arrebatamento deve acontecer entre o final do cap. 3 e o começo so cap. 4, e é perfeitamente possível que a introdução de João no Céu seja uma figura deste acontecimento.

O LIVRO DE APOCALIPSE E A SUA PROGRAMAÇÃO COM REL. A IGREJA...devemos reconhecer que o livro de apocalipse não está dando a programação dos acontecimentos ligados á igreja, um assunto tratado nas epístolas, mas, como o livro enfatiza é a revelação de Cristo nos seus relacionamentos...primeiro com João cap 1 depois com a igreja cap. 2 e 3 e agora com o universo, Israel e as nações cap. 4 ao 22. Com o arrebatamento da igreja sua remoção representado por João, o caminho está aberto, livre  para se iniciar a tribulação.

O CORDEIOR E O TRONO...o fato de Cristo ser apresentado como  o Cordeiro nesta sena do trono mostra claramente que esta cena acontece depois da cruz, depois da sua ressurreição e depois da sua ascensão. Sua obra na cruz é a base sobre o qual ele pode tomar o livro. As palavras de Cristo em 3:21 mostram que nesta era da igreja Ele está assentado com o Pai em seu trono . Nesta cena, este não é o caso , Cristo é apresentado como o Cordeiro diante do trono de Deus. Isto sugere que a era da igreja findou, e Cristo está sendo visto num relacionamento diferente. Igualmente claro é o fato que a abertura, pelo Cordeiro, do primeiro selo do livro de sete selos inicia o período da tribulação, um período bem diferente das eras da pregação do evangelho da graça. O CAPÍTULO 4...é apenas o pano de fundo para os acontecimentos do cap. 5 quando o cordeiro toma o livro da mão daquele que está assentado sobre o trono.

DEPOIS DESTAS COISAS...identificam a sequência de tempo da visão como subsequente ao tempo das mensagens as sete igrejas. O aspecto profético se encerrou, e João agora é introduzido no Céu para esta nova revelação de acontecimentos futuros. Uma porta estava aberta no céu. O céu aqui não é o céu atmosférico nem os céus das estrelas mas o "mesmo céu" descrito nas escrituras como o terceiro céu onde Paulo foi arrebatado em espírito, local onde habita a divindade. O propósito do convite: " mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer" . Devem indica os acontecimentos que são parte do programa divino planejado, portanto são irrevogáveis e inescapáveis .

UM TRONO E O QUE ESTÁ ASENTADO...João é elevado em espírito pelo Espírito, o ato abrange o espírito humano, mas o agente deve ser o Espírito Santo. Enquanto seu corpo  permanece na terra , João é apresentado a cenas celestiais. Um trono ocupa a visão de João. O olhar de João se transfere para aquele que estava assentado sobre o trono, figura do Soberano EZ.1:26-28 e Dn.7:9..Não há nenhuma descrição do trono, também não temos nenhuma descrição daquele que está assentado sobre o trono. As escrituras nunca descrevem a divindade , e sendo que Deus  é Espírito João 4:24 qualquer descrição em termos humanos seria impróprio. Mas é o próprio Deus e o PAI de Jesus Cristo. 

A EXPRESSÃO DO TRONO...a impressão que o trono transmite ao olho humano é de esplendor de luz, que emana daquele que ali está assentado, verdadeiramente Deus é luz João 1:5. Para João ele é semelhante a pedra de JASPE e SARDÔNICA, pedras destacadas que fazem parte doas alicerces da cidade a nova Jerusalém. A palavra Jaspe vem da raiz hebraica que significa " brilhar" ,e descreve uma pedra "translúcida" como um diamante  que, cintilante, reflete a luz irrefratada. A impressão irresistível é de pureza cristalina. Esta é a cor que representa a glória de Deus na Santa Jerusalém 21:11

A PEDRA SARDONICA ...é uma pedra linda, vermelha como o rubi, a sua aparência vermelho-fogo muitas vezes é ligada ao simbolismo da "ira divina e justiça punitiva" a cor em si pode sugerir que a justa ira de Deus encontrou satisfação no sangue, parece haver nesta pedra mais do que uma mera sugestão de redenção. Algo maravilhoso no significado destas duas pedras são de que elas fazem parte do peitoral do sumo sacerdote de Israel Êx. 28:17-21. A pedra de Jaspe estava ligada a Rubens (significando "eis um filho" ) e a pedra de Sardônica esta ligada a Benjamin( significando" filho da minha mão direita") quando revelado na terra Cristo, o Filho, manifestará na sua Pessoa tudo o que pertence essencialmente a divindade.

O ARCO CELESTE...este arco na vertical, liga a criação e a redenção. Depois da catástrofe do dilúvio, Deus colocou o seu arco ' nas nuvens" como sinal de uma aliança de preservação divina. O temor de um Deus santo ,visto na tempestade, é amenizado pela sua á sua aliança em relação a terra. Quando Deus estava para intervir dramaticamente nos acontecimentos da terra, em juízo , na destruição de Jerusalém pela poderosa Babilônia Ezequiel viu o mesmo arco ao redor do trono Ez, 1:28. Assim, nesta visão, antes desta terrível tempestade de tribulação que produzirá, fisicamente, muito dos abalos sísmicos do dilúvio do período de Noé, vemos sobre a terra o arco esmeralda que fala eloquentemente da aliança inviolável de Deus com sua criação.

O ARCO AO REDOR DO TRONO...mostra que o próprio trono de Deus está relacionado como cumprimento dos seus propósitos, em circunstâncias normais quando a luz é refratada, um arco celeste contém todas as sete cores do espectro visível.- vermelho-laranja-amarelo-verde-azul-índigo e violeta, mas aqui a cor se limita ao verde da pedra esmeralda. Provavelmente aqui há uma sugestão simbólica de que o terrível está para cair sobre a terra , de acordo com a justiça divina, mas a promessa de Deus a Noé nunca seria esquecida , e mesmo no meio da ira, a graça ainda estaria evidente.

OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS...este tronos estão no plano horizontal, assentados vinte e quatro anciãos. A palavra ancião descreve-se como presbíteros e estão vestidos com vestes brancas e cada um tem uma coroa sobre as sua cabeça. A palavra ancião é usada referindo-se a homens, descarta-se a possibilidade de serem algum tipo de anjos envelhecendo, como homens, A palavra é usada para descrever homens como representantes das sinagogas locais em Israel, ou como representantes de igrejas locais. 

O NÚMERO VINTE E QUATRO...está obviamente baseado no sacerdócio representativos em Israel durante o tempo dos reis I Cr.24:3-5. O que era nacional e típico agora é visto como universal e real. Os vestidos brancos são características de homens redimidos, já as vestes dos anjos é "resplandecente" e não branca, então não são anjos ou outra espécie de pessoas criadas no céu por Deus, As coroas de ouro são naturalmente interpretada como as coroas prometidas aos cristãos da era da igreja. Como também o fato deles estarem usando as coroas é uma indicação clara de que o seu serviço já foi avaliado e eles foram recompensados.

REPRESENTANTES DE TODA A IGREJA...quando os vinte e quatro anciãos se encontravam no pátio do templo em Jerusalém, toda a casa sacerdotal estava representada. Os anciãos no céu representam todo o sacerdócio celestial. Na visão, eles são vistos não como uma hoste numerosa de milhões de adoradores salvos, mas como vinte e quatro anciãos que simbolizam um grupo todo. Assim os vinte e quatro anciãos representam a igreja no seu sacerdócio ministerial, diante do trono de Deus.

UMA NOTA...existe alguns comentaristas que colocam estes vinte e quatro anciãos como sendo ISRAEL: os doze apóstolos e doze patriarcas do AT. Não há uma base bíblica sólida para isso. além disso, visto que os santos da nação de Israel não serão ressuscitados até o final da tribulação..Dn.12;13.A nação de Israel não está incluída aqui neste cenário, passarão primeiro pela tribulação serão no final julgados e recompensados ao entrarem no Milênio. A igreja arrebatada e julgada no tribunal de Cristo é o único corpo de cristãos completos que está no céu neste ponto,. A igreja estará associada com CRISTO, e voltará com Ele para implantar o reino milenar.

RELÂMPAGOS, TROVÕES E VOZES...o trono da graça se transformou em trono de julgamento. Os relâmpagos, e trovões fazem-nos lembrar do Sinai, mas muito mais assustador, pois Deus está prestes a agir em juízo divino sobre a terra. O termo vozes sendo melhor traduzida representa " sons" e " barulhos", estas cenas de tempestades forma o pano de fundo para o julgamento. 

AS SETE TOCHAS-OS SETE  ESPÍRITOS DE DEUS...ilustra iluminação auto sustentável. Na era da igreja a ação do Espírito de Deus age de acordo com os propósitos da graça de Deus, já na era  da tribulação ele agirá de acordo com os propósitos dos  juízos de DEUS. 

UM MAR DE VIDRO...João vê um pavimento descrito como "um mar de vidro". O mar constantemente em movimento é usado em Isaias 57:20 como símbolo de inquietação. Aqui, tudo está tranquilo. Nem ondas nem tempestades podem perturbar a tranquilidade deste mar. Se o mar natural é uma figura de inquietação natural nas mentes dos homens, então este mar de vidro deve simbolizar os ´propósito na mente de Deus, que, fixos e eternos ,formam uma base segura e um fundamento sólido para todos os que se apoiam nele. Era como cristal, de transparência perfeita e de beleza. 

O PAVIMENTO DE CRISTAL: O MAR DE VIDRO...Moisés ao se aproximar da divindade, viu que debaixo de seus pés havia como uma obra de safira , e como o parecer do céu na sua claridade. Ezequiel teve uma experiência semelhante.." e sobre as cabeças dos animais havia semelhança de firmamento. como um aspecto de Cristal terrível, estendido por cima, sobre as sua cabeças EZ.1:22. Ao final do período da tribulação, este mar de vidro estará cheio de uma hoste de redimidos 15:2.

OS QUATRO SERES VIVENTES...Na visão de João aos seus olhos estes quatro seres, eles estão tão intimamente ligados ao trono que nos seus movimentos " eles parcialmente o escondem, parcialmente o envolvem. Estes seres viventes são frequentemente ligados com os " serafins" de Isaias  6:1-7. Seu serviço diante do trono, o fato de terem seis asas e de clamarem: Santo.. Santo ..Santo, da um certo apoio a esta identificação. Enquanto há um caráter seráfico no serviço destes seres viventes, os termos descritivos seguintes fazem deles mais do que guardiões seráficos do trono.

SÃO DIFERENCIADOS DOS ANJOS...Eles sustentam o firmamento sobre o qual repousa o trono de DEUS. Na visão de Ezequiel cada ser vivente tinha quatro rostos: o rosto de homem -o rosto de um leão -o rosto de um boi e o rosto de uma águia. Os querubins ali são a representação simbólica dos agentes do trono que executam os propósitos de Deus na terra. Aqui os seres viventes não são vistos como agentes do trono , mas como adoradores que dão glória ,e honra , e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono.

REPRESENTAM OS ATRIBUTOS DA DIVINDADE MANIFESTOS NUM SER VIVENTE...Os redimidos desta dispensação são representados pelos vinte e quatro anciãos, O espírito de Deus é representado pelas sete tochas, Os quatro seres viventes devem representar algo visto universalmente na terra. O leão, o bezerro, o homem e a águia são os representantes dos animais selvagens, dos animais domésticos, do homem e das aves. Os seres viventes devem ser, portanto , seres reais que representam atributos da divindade manifesta num ser vivente: O Leão como o rei dos animais nos mostra majestade e força - o bezerro ou boi, manifesta paciência e submissão - o homem, reflete inteligência e serviço e a águia, mostra visão aguçada e rapidez de ação. 

USAM SUAS ASAS COMO OS SERAFINS ...manifestam o rosto coberto( executam com reverência) com humildade( os pés coberto) e com rapidez( eles voam) A expressão "cheio de olhos"  representa visão perfeita, " ao redor" indica que nada escapava de sua vigilância. Olhos "por dentro" indica perspicácia -eles sabem tudo o que acontece nos cosmo. Eles adoram dia e noite sem cessar, continuamente , sem interrupção, por certo pois na presença de DEUS não haverá noite. Eles atribuem a Deus santidade absoluta - poder e eternidade," que era, que é e que há de vir. reconhecendo a pureza e a supremacia daquele que habita no trono.

A ADORAÇÃO PLENA DIRIGIDA PELOS SERES VIVENTES... Os seres viventes adoram aquele que está assentado no trono  como o ser supremo, ele é o "vivente" o auto existente e a medida que a adoração aumenta os vinte e quatro ancião são levados a lançar sua coroas diante do trono reconhecendo de que eles devem sua vitória e consequente soberania aquele que está assentado no trono.

MARANATA SENHOR JESUS,,,

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