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CAP. 7:9 - A TAREFA MISSIONÁRIA DOS 144.000 MIL JUDEUS.

 DEPOIS DESTAS COISAS...VI, E EIS GRANDE MULTIDÃO...

João tem seus olhos agora dirigidos para uma grande multidão incalculável de todas as nações, tribos, povos e línguas, os quais estão em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos exaltando ao nosso Deus. Já vimos que o primeiro grupo são os 144.000 mil israelitas salvos, selados e enviados, no período da Tribulação, para cumprir uma tarefa missionária para o Cristo que há de vir. Veremos que o segundo grupo, uma multidão " que ninguém podia contar" são os salvos de todas as nações que vencem a tribulação. É certo que este segundo grupo é a ceifa da pregação mundial do primeiro grupo.

JOÃO FICA OCUPADO COM O PANORAMA DA GRANDE MULTIDÃO...Em relação ao primeiro grupo ,João " ouviu" o seu número, mas com este segundo grupo seu olhar fica ocupado com o panorama de uma multidão que ninguém podia contar. A variedade de pessoas vistas neste grupo os identifica como "de todas as nações, e tribos, e povos e línguas" Não pode haver dúvida que este grande grupo reflete o progresso e o poder do evangelho pregado durante o período da Tribulação. A frase " de todas as nações" mostra o caráter cosmopolitano do grupo; a palavra " tribos" mostra suas diferenças raciais, a palavra "povos" indica diferenças culturais, e "línguas" mostra a variedade de línguas que eles falavam. Destaca-se aqui então a universalidade, e todas as barreiras culturais e nacionais caíram diante da pregação do Evangelho ; a salvação alcançou todos os homens, por todo o mundo...

" UMA GRANDE MULTIDÃO "...a expressão "a qual ninguém podia contar" destaca a incapacidade de qualquer homem calcular o número desta grande multidão. Este grupo apresenta visivelmente , a grande multidão dos salvos saindo do período da Tribulação em seus corpos naturais. Podemos observar que a presença deste grande grupo " diante do trono, e perante o Cordeiro" é a causa da adoração doa anjos e dos vinte a quatro anciãos e dos quatro seres viventes. Embora eles não se unem ao louvor dos anjos, é seu grito de vitória e triunfo que causa o louvor. Além disso podemos notar que eles estão em pé e não assentados, e não há menção de coroas.

AS VESTES BRANCAS...Nesta passagem as vestes brancas, enfatizam o caráter justo e a perfeita aceitação destes santos, diante de Deus. Com estas vestes eles se sentem perfeitamente á vontade " diante do trono e do Cordeiro". Também as vestes brancas por si só não exige martírio, nem implica em ressurreição, Este fato fica claro pelo fato de que as almas dos mártires em 6:11 receberem vestes brancas, enquanto seus corpos ainda estavam nos túmulos. Suas vestes lavadas e branqueadas indicam sua aceitação diante do trono de Deus e sua aptidão para serviço divino, enquanto gozam de bênçãos incalculáveis. 

O AGITAR DE RAMOS DE PALMEIRAS...é um costume das terras orientais que simboliza a vitória. Nas escrituras, a palma também fala da vitória, mas traz consigo a nota de adicional de gozo depois do conflito. A única outra ocasião em que esta palavra para palmas é usada no NT é em João 12:13, quando a multidão simbolicamente aclamou Cristo como Rei. A rejeição desta aclamação pela nação de ISRAEL O levou á Cruz.; agora palmas aparecem novamente enquanto Cristo se movimenta para tomar a sua coroa. Nesta figura simbólica, um grande grupo de todas as nações carregam palmas em celebração de salvação por meio do poder. Este é o único grupo neste livro que carrega palmas.

O BRADO DE VITÓRIA ESTIMULA O LOUVOR NO CÉU...na primeira cena é o Cordeiro é Aquele que recebe o louvor como Redentor, nesta cena Deus está na posição central como Salvador. a menção dos vinte e quatro anciãos antes do quatro animais pode ser devido ao fato de que a redenção da criação é o assunto no cap. 5, enquanto que aqui o assunto é a salvação da criatura. Ouvindo o clamor de triunfo desta grande multidão, os anjos imediatamente caem sobre os seus rostos - a profunda prostração de adoradores em adoração. Fica claro que apenas os anjos caem sobre os seus rostos. Esta adoração é puramente angelical. A adoração dos seres viventes foi ouvida no cap.4:8, o cântico dos vinte e quatro anciãos foi ouvida no cap. 5:9-10, agora é a hoste celestial que reage em adoração ao clamor da multidão dos salvos da terra.

A INTEVENÇÃO DE UM DOS VINTE E QUATRO ANCIÃO...vimos que os vinte e quatro anciãos representam a igreja em função sacerdotal. A intervenção do ancião é a resposta á perplexidade óbvia de João. João não precisou ser apresentado aos vinte e quatro anciãos, nem precisou de qualquer explicação acerca do primeiro grupo, mas ele está claramente perplexo acerca deste novo grupo. Aqui a aparição deste grande grupo e a perplexidade aparente de João faz com que o ancião coloque em palavras a pergunta não falada a João.

ESTES QUE ESTÃO VESTIDOS DE VESTIDOS BRANCOS, QUEM SÃO, E DONDE VIERAM? Devemos lembrar que João somente sabia, por meio da abertura dos selos, que o juízo virá á terra, e que haverá um testemunho especial estabelecido para Deus através dos 144.000 testemunhas. Agora ele vai aprender que deste dias negros surgirá uma grande multidão de salvos de todas as nações. A resposta respeitosa de João reconhece a sabedoria superior do ancião " Senhor" é uma boa tradução aqui, para " Kurie", e não há nada implícito na afirmação além de respeito. No "tu" enfático, João reconhece a falta de conhecimento.

DE ONDE VIERAM?..." são estes os que vêm da grande tribulação" este é um grupo de santos do período da grande tribulação, já identificados como os últimos três anos e meio da setuagésima semana de Daniel. Isto não significa que todos os salvos foram salvos na segunda metade da semana, mas que eles suportaram o período final e saíram deste período em triunfo. " Quem são eles?" Tendo mostrado o período de tempo do qual eles vieram, o porta-voz celestial identifica o grupo como aqueles que "lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro".

O EVANGELHO PREGADO DURANTE O PERÍODO DA TRIBULAÇÃO...é o mesmo evangelho que é pregado hoje. O valor da morte de Cristo é o único fundamento sobre o qual Deus pode salvar o homens. A localização do grupo de gentios salvos ,quando o testemunho de Deus atingiu suas consciências, não deve ser limitado ao território geográfico  do Cristianismo. A vastidão da cena do v.9 indica uma amplitude que provavelmente engloba todo o mundo gentio. Claramente o sangue de Cristo era o tema da pregação por toda a terra.

" LAVAR" ...inclui tanto o lavar da sujeira do pecado como livrar da culpa do pecado. O sangue de Cristo é o único agente conhecido nas Escrituras para limpar o pecado. Este poder do sangue é visto nas " vestes brancas" que simbolizam a aceitação das pessoas diante de Deus. "Lavaram e Branquearam" leva de volta ao momento da conversão individual. Devemos lembrar que o lavar das vestes era uma preparação essencial para a descida de Jeová, este grupo é um grupo de mártires e que a cena acontece no céu, o gozo celeste dos santos martirizados.

UMA POSIÇAÕ DIVINA..." por isso estão diante do trono de Deus". No dia da graça é inconcebível pensar no trono de Deus como localizado em qualquer lugar a não ser no céu, entretanto, é dos dias do milênio que Jeremias diz: " Naquele tempo chamarão Jerusalém o trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do Senhor, a Jerusalém". A ligação visual sugerida acima pode muito bem continuar nos dias do milênio, quando este grupo terá uma posição permanente diante do trono. Se é na terra que eles lavam suas vestes e as deixam brancas, por que não pode ser na terra que eles usam estas vestes? Se eles são vencedores na Terra, por que não podem carregar suas palmas também na Terra? 

ESTES ESTÃO DIANTE DO TRONO...as multidões no céu estão ao redor do trono, mas estes estão diante do trono. Esta posição não indica que estão no céu. Durante o reino de Cristo, Deus terá Seu trono terrestre, e a glória de Cristo será manifesta na Terra. Mesmo agora os salvos podem se aproximar com ousadia, do trono da graça, sem estar no Céu, e linguagem semelhante certamente pode ser usada em relação ao povo de Deus, quando sua presença é concedida a eles como será naquele tempo. "Em pé diante do trono e do Cordeiro " pode, portanto simplesmente indicar uma proximidade especial de acesso a Deus, tal como Moisés gozava, na maneira como se aproximarão Dele naquele tempo.

UM SERVIÇO DIVINO..." e o servem de dia e de noite no seu templo" O verbo "servem" quando usado com reverência á divindade, inclui adoração, que é um elo de ligação apropriado com a menção do Templo. Existe uma prova aqui de que estes santos estão na terra e não no céu, pois o profeta diz, numa visão subsequente..." e nela não vi templo". As escrituras do VT são bem insistentes ao dizer que haverá um magnífico templo em Jerusalém nos dias do milênio, que Deus reconhecerá com a Sua presença...Is. 2:2-5 - 56:5-7 - Ez.40:44. Este grupo de salvos de todas as nações são vistos na terra como adoradores , servindo a Deus como Ana serviu em tempos passados. Este serviço terreno é ininterrupto, como vemos na expressão, a menção de " dia e de noite" é mais adequada á terra do que a uma esfera da qual se diz " ali não haverá mais noite " 

SEGURANÇA DIVINA..." e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sobra". Ele estenderá  sobre eles o seu tabernáculo. Qualquer das traduções não se encaixa com uma cena no céu, mas está perfeitamente de acordo com o que Deus prometeu ao seu povo para o tempo do milênio. Isaías 4:5-6..." E criará o Senhor sobre toda a habitação do monte Sião, e sobre as suas congregações, uma nuvem de dia, e um fumo , e um resplendor de fogo chamejante de noite, porque sobre toda a glória haverá proteção. E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia, e para refugio  esconderijo contra a tempestade e contra a chuva". O que Israel havia gozado de maneira nacional em salvação, agora é a porção já recebida dos remidos na Terra. No estado eterno o Tabernáculo de Deus estará com os homens 21:3- mas nos dias do " milênio" Ele " Tabernaculará" entre eles. Ele cumprirá as profecias do VT como sendo refúgio e segurança...Ez.37:27 - Zc.2:10

SUPRIMENTO DIVINO..." nunca mais terão fome, nunca mais terão sede, nem o sol nem calma alguma cairá sobre eles..." Adicional de benção milenar é tirada das descrição de ISAÍAS49:10..."porque o que se compadece deles os guiará, e os levará mansamente aos mananciais das águas" Condições econômicas durante o período da Tribulação -13:17- foram tais que os cristãos sofreram privações física - até mesmo fome, sede e nudez -Mat.25:37. No juízo das taças, perto do final do período, a Terra teve seus mananciais de águas contaminados 16:4-6- e sentiu o terrível calor do sol 16:8 . Embora os juízos caíram especificamente sobre os seguidores da besta, estes santos os teriam visto e talvez até sentido suas repercussões, indiretamente. Agora tudo isso passou, e nesta terra eles tem a garantia de provisão divina completa.

UM PASTOR DIVINO..." porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará'. Estas bênçãos serão gozadas sob o cuidado pastoral do Cordeiro que " os apascentará" Aqui abrange tudo que está envolvido no trabalho do pastor ao cuidar e zelar pela ovelhas. Esta atenção do pastor é vista especialmente no segundo verbo" lhes servirá de guia" Este verbo -guiar- descreve o Cordeiro, como um pastor oriental, indo á frente do rebanho até as " fontes das águas vivas" ." As águas da vida" descrevem estes  ribeiros que satisfazem e suprem as necessidades mais profundas do coração humano. Elas são na verdade " fontes de salvação" Is.12:3 -A linguagem simbólica é mais condizente com uma cena terrestre do que com uma cena celestial, e mostra que, em contraste com a terra presente, estes santos nunca conhecerão nem estagnação nem enfado ,eles serão sempre guiados pelo Cordeiro a pastos verdejantes.

E DEUS LIMPARÁ DOS SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA..."toda a lágrima" mostra a um carinho e amor que, em compaixão, viu todas as lágrimas destes santos sofredores enquanto suportavam a fúria da Besta durante os anos da Tribulação. Agora todo o traço de tristeza foi removido pela própria mão de Deus, referente direta a benção milenar da qual Isaías falou -25:8- "Aniquilará a morte para sempre, e enxugará o Senhor Jeová as lágrimas de todos os rostos" E estarão no gozo milenar e no futuro no estado eterno.

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS 


                                                                                                                                                                                                                 



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