Pular para o conteúdo principal

OS 144 MIL JUDEUS SELADOS- CAPÍTULO 7

 O GRANDE AVIVAMENTO  NA GRANDE TRIBULAÇAO...

Uma tempestade está prestes a romper sobre a terra; a figura é tirada diretamente da linguagem de Jeremias  da destruição de Elão Jer.49:36. Vemos que é uma tempestade do tipo Tufão ou Furacão, pela antecipação da informação de que ele irá "danificar' a terra e tudo o que há nela, " ferir " a terra, e o mar e as árvores. Quatro anjos estão nos quatro cantos da terra segurando os quatro ventos do Céu. Com o desenrolar do livro, vemos que os anjos estão no controle não somente dos ventos mas também do fogo (14:18) e das águas (16:15). A cena mostra que, não importa quão terrível seja a tempestade de ventos, eles estão sob o controle divino, e não podem ser soltos até o Céu dar a sua permissão.

OS QUATRO VENTOS...os " quatro ventos da terra" é um figura bíblica (Is. 11:12)  para a terra como um todo , os quatro pontos cardeais. A menção de  "árvores" parece indicar a calma antes da tempestade, e seria o equivalente ao que dizemos hoje, " nem uma folha se move" Podemos deduzir três coisas diferentes sobre esta tempestade:

1-A tribulação é vista como uma terrível tempestade que trará "dano" ou "estrago" á terra em sua totalidade. O estrago que trará as pessoas não é mencionado mas é sugerido, e em vista disso temos 144 mil selador para preservação divina.

2-A tripla repetição da palavra "quatro" - os quatro anjos, os quatro cantos da terra e os quatro ventos - sugere uma tempestade universal enquanto a Tribulação varre toda a terra.

O SELO DE DEUS...Outro anjo, vindo do leste, diz aos primeiros quatro anjos para segurar os ventos até que os servos de Deus sejam selados. A graça ainda age em favor dos pecadores penitentes, e exige um atraso no início do juízo. A urgência desta mensagem é vista na força do verbo "clamou" que, com a frase descrita "com grande voz", indica um brado que interrompe toda a ação, até a missão deste quinto anjo ser concluída. Em preparação a esta tarefa, o anjo carrega " o selo do Deus vivo" 

A MARCA DE POSSE...No mundo greco-romano o selo indicava, principalmente, posse. Escravos e soldados tinham uma tatuagem visível na mão, ou na testa, ou no pescoço para garantir que sua fidelidade fosse conhecida. Enquanto o uso bíblico também traz a ideia de posse no selar dos homens, traz também a ideia de segurança. Isto foi visto em Jerusalém (EZ.9:1-7), quando o juízo foi suspenso até que o homem com o tinteiro tivesse marcado todos os que lamentavam pelo pecado, ninguém podia tocar os selados sem a permissão divina. Deus irá na quinta trombeta selar estes para o dia da grande Tribulação, preservando-os da morte pelo anticristo.

UM FIM EM VISTA PARA OS SEUS SELADOS...a morte que cavalga no quarto cavaleiro não pode tocar os que tem o selo do Deus vivo. Deus tem um fim em vista para os Seus selados. Este fim será visto em 14:1-4, e é ali definido como entrada no reino milenar quando os que foram preservados durante o terrível e sombrio tempo da Tribulação, estes compartilharão da glória do reino. 

OS SELADOS NA DISPENSAÇÃO DA GRAÇA...Vemos em efésios 1:13-14 que os cristãos desta dispensação da graça são selados, e o mesmo verbo é usado. A linguagem é figurativa, pois não há nenhuma marca visível nos cristãos da era da igreja; o Espírito Santo é o selo. Entretanto, as mesmas  ideias de posse, preservação e destino estão todos incluídos na afirmação : " fostes selados com o Espíritos Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus " Nas circunstâncias desta passagem, o selar é literal e visível, e consiste em um logotipo divino descrito como o " nome dele(do Cordeiro) e o de seu Pai" 14:1, nas suas testas. Os homens podem identificar os seguidores da Besta pela sua marca 13:16: Deus sela os Seus com a sua marca, antes do início do juízo.

ATÉ QUE OU ANTES...exige um certo tempo entre o arrebatamento da igreja e o início da Tribulação, um período quando a tribulação poderia ter começado mas a restrição divina, é retida até que o ato de selar esteja completo. Já foi salientado que o arrebatamento da igreja abre o caminho para o começo da setuagésima semana da profecia de Daniel. O início desta Tribulação de sete anos é marcado pela assinatura do tratado de paz entre " o príncipe que há de vir" e o líder judaico dos " muitos" de Israel (Dn.9:27), que será identificado como a besta vinda da terra 13:11, mais tarde chamado de "o falso profeta" 

A CALMA ANTES DA TEMPESTADE...Os homens não percebem que esta calma inesperada, antes da tempestade, foi causada por intervenção divina. Quando a última alma pertencentes ao 144.000 mil for salva e selada, a mão refreadora será removida e a tempestade começará. A frase " até que hajamos assinalado" indica que estes "servos do nosso Deus' ainda precisam ser selados. Este é outro grupo tirado da nação de Israel, para manter o testemunho para Deus depois da igreja ser arrebatada. 

A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO...alguns tem ficado perplexos quanto ao testemunho depois da retirada da igreja da terra, especialmente quando é claramente ensinado que o Espírito Santo, do qual os homens dependem para serem salvos, será removido da Terra junto com a igreja(II TESS. 2:7). Devemos lembrar que o Espírito Santo é Deus e tem todos os atributos da divindade de: Onisciência -Onipotência  e Onipresença. 

OS HOMENS FORAM SALVOS...Os homens foram salvos por meio da sua intervenção antes da era da igreja , e serão salvos por meio da sua intervenção depois do encerramento da era da igreja. Desde o inicio da era da Igreja no pentecostes até o arrebatamento, o Espírito Santo cumpre um papel singular com relação á Igreja e, habitando em todo o cristão, une todos em um só corpo, Com a remoção da igreja para se encontrar com seu Senhor nos ares, esta tarefa especial estará cumprida; os ministérios que marcaram  função do Espírito Santo na era da igreja se encerraram. Nesta altura, o Espírito Santo retoma o trabalho feito por Ele antes da igreja existir. Nenhuma alma jamais foi salva no passado, nem poderá ser no futuro, sem a intervenção do Espírito Santo.

COMO OS 144.OOO MIL SERÃO SALVOS ? Como estes 144 mil alcançarão a salvação a revelação de Cristo, pela Graça? Não pode haver selamento sem salvação. Estes 144.000 serão salvos e selados antes do início da Tribulação. Pode ser que na conversão dramática de Saulo de Tarso, detido de modo sobrenatural na sua viagem a Damasco, Deus tem deixado um protótipo da conversão da nação de Israel. Muitos judeus, com conhecimento da escrituras do VT, já assustados com o desenrolar dos acontecimentos proféticos e com grandes esperanças sobre a vinda do Messias, ao serem confrontados com o arrebatamento da igreja, podem ser forçados a rever a sua atitude para com o 'Nazareno'. Tais judeus aprendendo, como Saulo, que..." duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões' Atos 9:5. estariam prontos para a intervenção do Espírito de Deus e a revelação de CRISTO á sua alma (Gal.1:15-16) .

A CONTINUAÇÃO DA PREGAÇÃO PELOS 144.00 MIL... sugere-se uma continuação da missão interrompida dos doze apóstolos enviados por Cristo ( Mat. 10:1-11) Eles foram enviados com um missão específica á nação , e Cristo dá um esboço do que precisariam ( Mat.10:1-5) da perseguição que encontrariam (Mat 10:16-23) e da pregação que deveriam fazer ( Mat. 10:24-42) Ele destacou em Mateus 10:23 ..." quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra : porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do Homem..." 

O PROGRAMA INTERROMPIDO DEVIDO A REJEIÇÃO DE CRISTO NA CRUZ...A pregação, durante o subsequente período da graça, se centralizou  num Cristo ressurreto, e a comissão mais completa e abrangente de Mateus 28:18-20 entrou em ação. Quando esta dispensação da graça se encerrar no arrebatamento, então a primeira comissão será retomada. Desta vez a esfera irá incluir, em primeiro lugar, a nação de Israel, mas depois se espalhará a todo o mundo. Não serão doze homens, mas doze mil vezes doze que irão levar esta mensagem urgente a toda a humanidade . 

ESTE GRUPO FOI SELADO PARA PREGAR...as duas cenas deste capítulo estão obviamente relacionadas; um grupo entra na Tribulação, o segundo, um grupo muito maior, sai da Tribulação. Parece um dedução lógica que o segundo é o resultado do primeiro; primeiro temos a pregação depois a ceifa. O selar não é simplesmente um questão de garantir que este grupo permaneça fiel durante os tempos de prova da Tribulação, mas garante preservação física durante este período. Estes santos não são marcados para morrer, mas selados para viver. Quando seu número é registrado mais tarde no final do período da Tribulação, eles ainda serão exatamente 144.000 mil testemunhas para Deus, que acompanham o Cordeiro e entram no reino Milenar 14:1-5

O NUMERO ESPECÍFICO E LITERAL 144.000 MIL SELADOS...João ouviu o número, e este número é divinamente dado e deve ser tratado como tal. o NÚMERO 144.000 mil está em contraste com a multidão incontável do segundo grupo deste capítulo. Como todos os outros números deste livro, este número deve ser considerado literalmente. Não há necessidade de modificar a questão e sugerir que é um número aproximado, e que haverá " mais ou menos" 12.000 mil de cada tribo de Israel.

COMENTARISTA AMILENISTAS E PÓSMILENISTAS E SEUS ENSINOS FALSOS...estes descrevem da seguinte forma: " Ninguém, que eu saiba, tem tomado isto literalmente , e suposto que somente este número específico, e mais ninguém, está envolvido". estes comentaristas são levados a esta interpretação simbólica pois interpretam estes 144.000 mil como sendo a IGREJA. Sendo que os versículos seguintes irão mostrar a nacionalidade destas testemunhas e assim descartar a possibilidade deste grupo ser a igreja, temos todos os motivos para considerar este número literalmente.

DOZE SEM PRE FOI O NÚEMRO DAS ESCRITURAS..O número em si tem conotações simbólicas, mas isto não faz com que o número seja menos exato.  Doze sempre foi o número nas escrituras que fala de administração governamental, e está especificamente associado com a nação de Israel. Havia doze patriarcas na nação, havia doze tribos para compor a nação, o Sumo Sacerdote levava as doze pedras sobre o peitoral para representar a nação, e havia doze discípulos escolhidos de entre a nação. Devemos notar também que a Santa Jerusalém , além de ser a capital administrativa do novo cosmo, tem doze portas e doze fundamentos.21:12 . Com doze mil de cada uma das doze tribos de Israel, temos a sugestão de administração universal. U ministério mundial suficiente para cobrir toda a terra no tempo disponível.

DE TODAS AS TRIBOS DE ISAREL...O princípio de interpretação que permite que as escrituras signifiquem o que dizem, aplicado aqui, teria poupado muitos comentaristas de fazerem exegese incorreta. Que Israel, como nação ,está sendo separada do resto das nações nos propósitos de Deus é o ensino claro desta passagem, uma verdade que os expositores amilenistas não permite. Segue um bom exemplo: " fica claro, portanto, que a multidão selada se Apocalipse 7 simboliza toda a igreja militante da velha e da nova dispensações" "Outros amilenistas falam que os 144.000 indivíduos selados das doze tribos literais de Israel espiritual, a igreja de Deus na terra " Estes são exemplos claros de interpretações surgindo de ideias pré-concebidas. 

SÃO FATOS LITERAIS E NÃO SÍMBOLOS...devemos salientar que esta passagem não diz nada acerca de " símbolos", esta afirmando um fato literal acerca do grupo real selado para cumprir uma determinada missão. Devemos também salientar que quando " Israel " ou "Jacó" é usado no NT, e ligado com os seus descendentes, a expressão invariavelmente se refere aos descendentes nacionais do patriarca. Gálatas 6:16 não é exceção á esta regra ; " o Israel de Deus' são judeus salvos que têm mostrado que pertencem á verdadeira linhagem de fé, a fé do crente Abraão. Este grupo é composto de 144.000 mil judeus nascidos de novo e selados para uma tarefa específica.

ARGUMENTOS CONTRA A IDENTIFICAÇÃO LITERAL DAS TRIBOS DE ISRAEL...Mesmo nos tempos do NT havia somente representantes de Judá e Benjamim na terra de Israel. É aceito que desde o tempo da deportação assíria do reino do norte em 722 a.C , que as dez tribos foram  "perdidas". É verdade que a recuperação, durante os tempos de Zorobabel (530 a.C), Esdras(458a.C) e Neemias(445a.C), trouxe de volta á terra de Israel somente uma pequena proporção daqueles na diáspora , mas estes eram representantes das doze tribos, pois a Babilônia havia conquistado o império Assírio. 

BENJAMIM, LEVI E ASER...são mencionados no NT indivíduos destas tribos. Sendo que a terra pertencia a Judá e Benjamim, supôs-se que havia somente representantes destas tribos na restauração. A maior parte da nação fiou na Mesopotâmia, na terra pertencente aos impérios da Assíria e Babilônia, até que as mudanças subsequentes nas condições dos impérios os espalhou por todo o império Romano, e depois a todas as nações da Terra. Nunca houve dez tribos "perdidas" Planos e propósitos de Deus para o fim dos tempos, Ele sabe quem é judeu, ele vai dizer ; esse é judeu este não é judeu...

REGISTROS TRIBAIS FORAM PERDIDOS...é verdade que com a captura de Jerusalém pelos romanos em 70a.D., com sua destruição e total e banimento dos judeus setenta anos mais tarde, os registros genealógicos foram perdidos, de sorte que distinções tribais eram lembradas de memória e, consequentemente , poucos judeus hoje sabem a que tribo pertencem. Isto não é problema para a fé, assim como foi nos dias de Esdras (2:61-63). Não há dúvida de que um Deus que pode trazer uma nação de volta á sua terra, apesar de incredulidade, pode também recuperar registros que irão fornecer identificação tribal.

A LISTA DAS DOZE TRIBOS DADA A JOÃO...Judá, Rubem, Gade,  Aser, Naftali, Manasses, Simeão, Levi, Issacar, Zebulom, José , Benjamim. Judá é o primeiro, evidentemente porque foi desta tribo que cristo veio. Notamos que Manasses , o neto de Jacó, está incluído. Visto que Jacó havia falado acerca dos filhos de José ..." são meus ' ( Gê. 48:5), eles são geralmente incluídos entre sua semente. Era comum, depois da divisão da tribal da terra de Israel, incluir Efraim e Manasses entre as tribos e omitir José e Levi. José, porque estava representado pelos seus dois filhos, e Levi por causa da sua posição sacerdotal. Isto mantinha o número de tribos listadas em doze. 

A EMISSÃO DE EFRAIM E DÃ..." na contagem apocalíptica, Dã e Efraim são omitidos. Ambas estas tribos estavam sempre ligadas a idolatria em Israel, razão provável por apagar seus nomes aqui(Det.29:18-21) . Entretanto, no final a graça triunfa, e Dã é o primeiro a participar nas distribuição futura da terra entre as tribos (EZ.48:2), entretanto apesar de ser a primeira a ser mencionada, é a que fica mais longe do templo, no extremo norte" 

UM TESTEMUNHO SUFICIENTE E COMPLETO    ...o ensino bíblico é que Deus tem um testemunho suficiente e completo. Almas salvas, seladas e enviadas como servos equipados de maneira ideal, da nação mais cosmopolita da Terra, pregarão a Cristo por todo o mundo. Bem pode ser que o derramamento do Espírito Santo gozado pelos doze em atos 2, em Pentecostes, seja uma sombra de outra missão quando o número, do qual doze é apenas um fator, levará uma mensagem de salvação.

TODOS OS SALVOS DO PERÍODO DA TRIBULAÇÃO...não precisamos destacar que este grupo não representa todos os salvos durante a Tribulação. Isto se tornará evidente ao examinarmos o grupo no final do capítulo. Talvez não seja bem entendido que este grupo não é o " remanescente" de Israel, mencionado mais tarde 12:17. Muitos em Israel ouvirão a mensagem pregada por este grupo divinamente preservado, e crerão .Alguns destes novos salvos morrerão por sua nova fé(visto em 6:9), outros irão ' perseverar até ao fim" MATEUS 24:13 e assim provara a realidade da sua fé. Sem dúvida, haverá muitos verdadeiros israelitas incluídos em " todas as nações" , também haverá um outro remanescente na nação que, embora não crendo no evangelho, recusara crer na " mentira" do Anticristo, Eles são o remanescente de quem Cristo se torna o libertador -Rom.11:26. Este é o grupo que, quando finalmente entendem a verdade , na volta de CRISTO, usarão a linguagem de Isaías 53 na sua confissão e conversão...

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N