Pular para o conteúdo principal

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE

 OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE.


O fato do Cordeiro tomar o livro e abrir o primeiro selo é o prelúdio celestial para o início do programa divino para estes sete anos da história da terra, tendo seu apogeu no momento em que Cristo retorna a terra em 19:11. É o período chamado da setuagésima semana de Daniel , ou geralmente de "a tribulação" com a expressão 'a grande tribulação" reservada para os últimos três anos e meio do período Mateus 24:21.Quando este período final se refere especificamente á nação de ISRAEL ele é chamado de " tempos de angústia para Jacó" Jeremias 30:7.

OS JUÍZOS RESULTANTES DA ABERTURA DOS SELOS...Ocorrem na primeira metade do período de sete anos. Tem um caráter providente, que significa que embora guerra, fome e várias pestes têm ocorrido durante a história, agora serão distintos pela sua proporção e intensidade; serão preliminares aos juízos mais terríveis que seguirão nas trombetas e nas taças. Somente depois da abertura do sétimo selo é que o pergaminho aberto pode ser lido , de sorte que as trombetas e as taças têm um caráter diferente dos selos , e devem ser vistos como juízos diretos do trono de Deus.

OS PRIMEIRO QUATRO SELOS...revelam os bem conhecidos " quatro cavaleiros do Apocalipse" .João não nos dá explicações mais apuradas sobre eles, e fica claro que a visão deve ser interpretada de acordo com o uso bíblico do símbolo. Cavalos, nas escrituras, falam de FORÇAS disponíveis na natureza para benefício da humanidade, entretanto, um cavalo sempre requer uma mão firme do montador para o uso deste poder, que pode ser usado para o bem e para o mal. Estes quatro cavalos, portanto, são a figura de forças naturais que se tornam em canais de juízos.

AS DIFERENTES CORES DOS CAVALOS...A variedade na cor dos cavalos nos remete a aos cavalos de Zacarias 1:8-17 e 6:1-8, mas enquanto os cavalos do VT patrulhavam a terra, estes cavaleiros de apocalipse são usados para castigar a terra. Diferentes cores indicam os diferentes agentes que Deus vai usar. Filosofias enganosas mundiais como comunismo têm enganado nações, guerras terríveis têm devastado continentes no decorrer da história ,fomes, pestes, têm dizimados milhares de milhares de populações, estas coisa não são novidades. Entretanto, neste ponto da história serão repetidas numa escala que a história nunca conheceu. Homens chamarão isto de acaso, mas João vê que é o Cordeiro que, ao cumprir o propósito do trono, faz estas coisas acontecerem na terra.

O PRIMEIRO CAVALO : BRANCO...alguns comentaristas insistem que o cavaleiro precisa ser interpretado como Cristo. Outros veem no cavaleiro o progresso do evangelho durante o período da Tribulação como sendo descritos por Jesus em Mateus 24:14..." e este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim..." Um pouco de interpretação séria verá que nenhuma destas interpretações é correta. A única semelhança entre este cavalheiro e Cristo em apocalipse 19;1 é o cavalo branco. O cavalo branco é simplesmente um símbolo de um guerreiro vencedor.

DIFERENTES PERSONAGENS...O cavaleiro nesta passagem tem uma Coroa de vencedor e carrega um Arco, enquanto que no capítulo 19 Cristo é coroado com "muitos diademas" e tem uma espada aguda saindo de sua boca . Estes dois guerreiros não devem sem comprados mas sim contrastados. Visto que Cristo ,como Cordeiro, abre os selos, vê-lo saindo sob a ordem se um dos seres viventes não é lógico nem sensato.

O PRÍNCIPE QUE HÁ DE VIR...este será o grande príncipe do ocidente a besta que emerge do mar, que fará a tão desejada paz entre Israel e Palestinos. Quem sabe esta figura carismática já é uma figura despontando nos noticiários, aguardando apenas que a igreja seja arrebatada para manifestar-se ao mundo. Também uma coroa dada é sinal de conquistas passadas como governante mundial poderoso pois na visão de Daniel deste homem, sua ascensão no cenário mundial,  três chifres são abatidos. 

A PERSONIFICAÇÃO DO ENGANO MUNDIAL...Ele é a personificação do engano espiritual que irá atingir a humanidade, principalmente em referência a Israel quando o grande tratado de paz for assinado entre o príncipe que há de vir e as lideranças de Israel. Israel fará uma aliança não com o Deus de Israel mas com outro messias  onde trará juízos-Isaias 28:15. Este acordo será liderado pelo falso profeta judeu. O próprio fato de assinar o tratado de paz pode ser o estimulo satânico para o engano que assolara toda a terra. Este grande líder será aclamado como " o homem", o "conquistador", o "vencedor" por quem a humanidade esperava, somente ele foi capaz de resolver os problemas do oriente médio.

UMA ALIANÇA DE SETE ANOS... será seu grande triunfo no campo da diplomacia . Isto promove o maior engano já apresentado aos homens , este é o homem por quem o mundo tem esperado durante séculos. Sem dúvida esta é a base da mentira de II Tess 2:11. que é o juízo sobre aqueles que tem rejeitado a Cristo. Durante séculos  " os ismos" tem escurecido a mente do ser humano, liberalismo comunismo, humanismo, todos são resultado da rejeição da Palavra de Deus. Esta filosofia do final dos tempos, personificada no cavaleiro do cavalo branco, é a mais negra e mortal de todas as filosofias satânicas. Concordando com o aviso do Senhor Jesus em Mateus 24:4-5..." acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: eu sou o Cristo,  e enganarão a muitos .

O ARCO DO PODER MILITAR...no VT o arco simboliza o poder militar -Os.1:5...Jr.51:56 e Ez.39:3..." e tirarei o arco da sua mão esquerda ..."geralmente poder na mão do inimigo de Deus. Em contraste com a espada , a ênfase está na conquista a distância. Conflito corpo a corpo exige o uso da espada , um pouco de distância exige o uso da lança, enquanto que uma guerra á distância é expressa pelo arco. Esta arma não causaria muitas mortes, por isso é usada como símbolo de guerra distante, e não uma guerra de caráter mortal. 

A MÍDIA ...Isso concorda com a figura de uma filosofia ou crença que, por meio da MÍDIA, se espalha e basicamente conquista a terra . A ausência de flechas indica uma vitória sem derramamento de sangue. A coroa é geralmente uma grinalda de vencedor e era usada frequentemente nos tempos romanos para representar governo imperial, nos fazendo lembrar das conquistas anteriores deste enganador quando passo a passo, ele subjugou nação após nação. Tanto pode ser conquistas também militares como golpes sem derramamento de sangue são vistos em Daniel 7:8..." Estando eu considerando as pontas, eis que entre elas subiu outra ponta pequena, diante da qual três das pontas primeiras foram arrancadas, e eis que nesta ponta havia olhos, como olhos de homem, e uma boca que falava grandiosamente..."

O ESCALÃO MÁXIMO DE GOVERNO...enquanto este homem atinge o escalão máximo do governo mundial, em força militar, capacidade diplomática e inteligência econômica ele excede ás maiores figuras da história mundial; aqui entretanto ´é sua propaganda que subjuga todas as nações, fazendo crer que ele é " o homem" mais uma vez o fato de que uma coroa lhe foi dada sugere que isto aconteceu depois de sua chegada referente ao ato espetacular da assinatura do tão esperado tratado de paz. Ele também será apresentado como o maior pacificador que o mundo já viu. A confiança depositada neste homem poderoso é aparentemente irresistível e nos estágios finais da Tribulação, este engano se cristaliza em adoração completa de um homem, como descrito em II Tess 2:3-4.

CAVALO VERMELHO...existe quase que uma ligação direta destes dois cavalos assim como nos demais. O cavalo branco nos fala de paz enquanto o vermelho nos fala de guerra , estão ligados de perto. O vermelho é a cor do dragão, e foi dado, permissão divina para a sequencia dos acontecimentos prosseguirem. Aqui não se exige que este cavaleiro seja um indivíduo é simplesmente uma forma gramatical descrever a personificação de uma força abstrata. O propósito do poder dado a ele é " tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros". O que temos em vista aqui é um tumultuo mundial, com estado contra estado(EUA) r nação contra nação. Aqui o símbolo de autoridade dado ao cavaleiro é " uma grande espada", usada pela legiões romanas, espada símbolo de poder em todo o império , e para o conquistado símbolo de violência e morte.

A FIGURA MESSIÂNICA FALSA...aclamado com figura messiânica, o grande pacificador será o centro do culto mundial do engano, realmente uma religião, única. Os noticiários controlados por governadores irão promover o culto pessoal desta personalidade mundialmente conhecida. O resultado será que as nações vão admirá-lo ou odiá-lo. O resultado será aquilo que o Senhor falou:...'porquanto se levantará nação contra nação e reino contra reino..." Mateus 24:7. Enquanto alguns regimes estarão preparados a aceitar este culto de engano, o " culto ao imperador", outros não estarão. É razoável assumir que pelo menos o judaísmo e o islamismo irão resistir até a morte, enquanto as religiões apóstatas , vistas na figura da meretriz( 17) darão total apoio ás suas reivindicações. Tensões e conflitos darão origens a guerras e derramamento de sangue. Amizades internacionais e tranquilidade mundial logo desaparecerão , e contendas irão colocar nação contra nação; guerras numa escala sem precedentes irão assolar a terra. Mas Israel estará em paz e protegido.

TERCEIRO CAVALO: PRETO....A abertura do terceiro selo um dos seres viventes chama o cavaleiro do cavalo preto. É uma cor associada biblicamente com luto como em Lm. 5:10 e Jr. 8:21. Em Lm.4:4-8 -Jr.14:1-2 esta cor está intimamente ligada a morte e fome. Ao invés de um arco e espada este cavaleiro traz na mão uma balança. Uma balança, quando usada em relação a alimento, indica uma falta que requer racionamento. Deus avisou Ezequiel: .." eu torno instável o sustento de pão em Jerusalém. e comerão pão por peso , e com desgosto; e a água beberão por medida, e com espanto...EZ.4:16. Poderá ocorrer um sistema mundial de racionamento, um controle absoluto total como na época de José no Egito. 

UMA FOME UNIVERSAL...o fato da voz que anuncia o racionamento vir do meio dos quatro seres viventes ,sugere uma condição de fome universal, e na qual toda a natureza esta envolvida. Um denarius, uma pequena moeda de prata, o salário de um trabalhador nos dias do Senhor , isto compraria somente "uma medida" de trigo, uma medida seca de aproximadamente 1 litro. Uma pessoa poderia sobreviver com esta ração , portanto o salário de um dia de trabalho equivaleria ao alimento de um dia. obviamente não haveria provisão para famílias ou para sustento de dependentes idosos. No final do primeiro século um dinheiro ou denarius comprava cerca de oito medidas de trigo e vinte e quatro medidas de cevada. Aumento do custo de vida por falta de alimentos, lei da oferta e procura.

O AZEITE E O VINHO...acrescenta um golpe esmagador sobre aqueles que estão se esforçando para sobreviver. Azeite e vinho eram essenciais a vida, não era considerado luxo nem mesmo nos dias do VT como vemos em Dt 7:13 -Os.2:8-22. O azeite era para cozinhar, iluminar, lavar(equivalente ao sabão) e curar(unguento), e o vinho, na ausência de água potável confiável, era a bebida normal durante as refeições. Haverá uma luta pela sobrevivência. Uma possibilidade de uma inflação terrível devido ao colapso econômico nunca visto antes. Caos e fome, uma luta para sobreviver , guerras , boicotes e proibições comerciais, resultarão em países devastados, economias destruídas gerando condições de fome vistas sobre este cavalo preto.

O QUARTO SELO; CAVALO AMARELO...o quarto ser vivente chama o quarto cavaleiro, João fica surpreso e espantado , ele vê um cavalo amarelo, e de uma cor pálida, esverdeada, que geralmente é associada com a palidez de um cadáver ou com a aparência sem cor de uma pessoa tomada pelo terror. Quase sem tempo de poder assimilar a cor terrível, João não tem dificuldades em reconhecer o cavaleiro, e o chama de "morte" outra personificação abstrata.

ELE SE DIFERE DOS OUTROS...este cavaleiro se difere dos outros no fato de que ele tem um companheiro que "seguia com ele" que o acompanhava seria o termo mais correto, onde quer que a morte cavalga este a acompanha. A este companheiro João da o nome de "inferno". A morte e inferno estão ligados com o poder (morte) e o lugar(inferno) estes os quais Cristo já tomou as chaves e tem autoridade absoluta os quais não causam mais terror aos cristãos. 

CAVALGAM SOBRE A TERRA...cavalgam sem restrição sobre a terra. " foi-lhe dado poder" como se a morte e o inferno tivessem poder sobre a quarta parte dos homens. A morte age sobre os homens vivos e o hades reivindica as almas dos mortos. Aqui temos um resumo do resultado das atividades dos quatro cavaleiros vistos como um grupo, e a esfera de sua ação é sobre toda a terra, não limitar aqui a terra de Israel. Há uma limitação divina dos seus atos de juízo, um quarto. O poder dos cavaleiros é para matar, e eles fazem isso de quatro formas diferentes : com a espada , através da fome, através da peste e a quarta maneira é " com as feras do campo" 

COM AS FERAS DO CAMPO...existe alguns pensamentos sobre o significado destas feras. Devido a escassez generalizadas de alimento e a desnutrição correlativa, por sua vez produz fome e pestilência .O despovoamento causado pela guerra, fome e pestilência faz com que os animais de rapina ataquem os homens. Uma interpretação plausível mas um pouco forçada. Também existem interpretações que estas feras são homens que são assim descritos, as vezes chamados de bestas como nas duas descritas em apocalipse. Afirmam que por meio destes homens com características bestiais é pela qual este quarta cavaleiro amarelo realiza sua tarefa de matar os homens, e por fim podem representar os vírus e pestes.

OS QUATRO CAVALEIROS EM AÇÃO...Estes quatro cavaleiros, chamados a agir bem no começo do período da Tribulação, nunca são recolhidos, estarão até o final dos sete anos com a volta de Cristo. A filosofia de blasfêmias associada com a adoração de um homem sob o cavalo branco, as políticas hostis que levaram as nações á  guerra sob o cavalo vermelho, a perniciosa experiência maligna sob a ação do cavalo preto, todos culminam no cavalo amarelo e seu companheiro, agindo sobre a quarta parte da terra até o final da tribulação. Então virá o fim quando o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores voltar...

MARANATA SENHOR JESUS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N