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APOCALIPSE E O QUINTO SELO.

 O QUINTO SELO.

Os sete selos são divididos em dois grupos de quatro, uma característica que será repetida nas sete trombetas e nas sete taças. Os três primeiros selos estão relacionado com os quatro seres viventes que, quando os selos foram abertos pelo Cordeiro , chamaram os cavaleiros para se apresentarem. Já o quinto selo é surpreendentemente diferente; este mostra a João um altar no céu, debaixo do qual estão as almas dos mártires.

O ALTAR DE DEUS...A ideia do céu ser o Templo de Deus é um tema das escrituras (Hab.2:20) . O altar não é identificado como o altar de bronze do sacrifício ou o altar de ouro para incenso, mas a menção de "sangue", no clamor dos mártires , e também a expressão " debaixo do altar", sugerem que seja um altar de sacrifício. O olhar de João é atraído ao lugar onde o sangue das vítimas sacrificiais teria sido derramado 9Êx.29:12  e Lv.4:7, "debaixo" do altar. O derramar do sangue indica a conclusão do sacrifício, e significava que uma vida havia sido oferecida (Lev. 17:11) . E:

AS ALMAS QUE JOÃO VÊ...Ao invés de sangue João vê almas, e o fato de que estão debaixo do altar é uma forma simbólica de dizer que, do ponto de vista celestial, suas mortes precoces são vistas como um sacrifício sobre o altar de Deus. Estes santos haviam morrido por causa da palavra de Deus; no contexto isto significa a fidelidade deles á verdade, e por causa do seu testemunho. Embora isto inclui o testemunho que deram a Cristo, a principal ênfase do verbo "deram" "sustentavam" "mantinham" é o testemunho que receberam dele como em (12:17 e 20:4) ; a este testemunho permaneceram fiéis. O fato de que eram mártires e haviam sofrido mortes violentas é indicado pelo verbo "foram mortos" . O que os homens haviam feito a Cristo fizeram também aos que haviam permanecido fiéis ao  testemunho recebido Dele.

ESTES MÁRTIRES NÃO SÃO DA ERA DA IGREJA...Dois fato excluem a possibilidade destes santos pertencerem á era da igreja. Primeiro, já foi demonstrado que a era da igreja se encerrou no final do cap. 3 com o arrebatamento dos santos prefigurando no arrebatamento de João ao céu. Os vinte e quatro anciãos, como já temos visto, são os representantes da igreja no céu. Portanto estes mártires devem ter sido mortos no período entre o arrebatamento da igreja e o ponto central do período da tribulação, especificamente nos primeiros três anos e meio . Jesus, em seu discurso do monte das oliveiras mostrou que os santos sofreriam e morreriam neste tempo: " então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome..Mat.24:9... este será o período quando os quatro cavaleiros estarão agindo com violência sobre a terra. Indivíduos que, por causa da sua obediência á palavra de Deus e sua fidelidade a Cristo, não aceitarão o credo do grande enganador, sofrerão perseguição e morte. São as almas destes mártires que João vê debaixo do altar. Como eles se tornaram cristãos será visto co cap. 7

SEGUNDO FATO EM RELAÇÃO A ESTES MÁTIRES...o segundo fato a considerar , que indica que estas almas não pertencem a era da igreja , é que o seu clamor não é dirigido ao " PAI", com a intimidade do relacionamento familiar conhecido pelos cristãos da era da igreja. Eles clamam ao "santo Dominador" ao "soberano Senhor". Estes mártires estão sendo perseguidos e pertencem sem dúvida alguma á a primeira metade do período da Tribulação. O conteúdo da oração confirma esta conclusão:..."clamaram em grande voz, dizendo: até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra....?"O clamor aqui é bem diferente. Pede vingança imediata.

O CLAMOR DO SANGUE DOS MÁRTIRES...o sangues destes mártires , como o sangue do justo Abel(Gên 4:10), clama aos ouvidos daquele que é chamado " verdadeiro e santo" A santidade e verdade encontradas neste Soberano Senhor exigem vindicação e vingança, imaculado e puro, Ele não permitirá que a injustiça fique sem ser julgada., não importa quanto tempo perdure a Sua paciência para com os homens. Esta linguagem de clamor por justiça dos santos nos faz lembrar dos Salmos 74-79-89 e 94, onde os santos provados ,através de suas lágrimas aguardam, o Redentor remidor para agir como seu vindicador Jó 19:25, em justo juízo sobre os seus perseguidores...

A RESPOSTA DOS CÉUS...mostra dos céus mostra a perfeita compaixão com este anseio e uma promtidão para em seu favor, quando exato momento fosse oportuno. O sangue deles será vingado. O clamor até quando nos faz lembrar do clamor do salmista:..."até quando os ímpios, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Sal, 94:3. Estas almas não tem duvida alguma quanto a sua vindicação e a vingança futura sobre seus inimigos, mas o anseio do seu coração recusa esperar mais. Julgar e vingar são dois lados da vindicação que serão a função de Cristo quando ele retornar a terra e estabelecer o seu Reino aqui (Mat.25:31-46) 

OS ÍMPIOS...os ímpios são descritos como os "que habitam sobre a terra' descritos como homens hostis a Deus, identificação moral com uma classe de pessoas, eles são os que rejeitando a verdade (Cristo), aceitaram a mentira do grande enganador (primeiro selo). Como consequência. eles se acomodaram na Terra, fazem dela seu lar, e odeiam intensamente todos os que confessam Cristo como Senhor. Estes dão apoio incondicional ao grande enganador ,mais tarde chamado de " a besta", no seu desejo de apagar o nome de Cristo e aniquilar todos os que confessam este nome. Uma multidão de mártires morrerão deste ódio malévolo. Como não há meio termo ,os homens são forçados a escolher entre a verdade e a mentira. Os moradores da terra se identificaram coma a terra e seu governante satânico , e assim compartilham da sua culpa por derramar o sangue dos santos,,

A RESPOSTA AO CLAMOR...em resposta a este clamor, o céu "dá" duas coisas. A primeira é m símbolo de confirmação. "Foram dadas a casa um compridas vestes brancas". " Branco", quando usado simbolicamente de vestes ,destaca duas coisas: a pureza aceitável a Deus e a benção gozada pelos santos. Suas vestes manchadas de sangue na terra refletiam a avaliação terrestre do seu testemunho .agora o céu manifesta a sua apreciação, eles são aceitáveis no Céu. 

COMO ESPÍRITOS SEM CORPO PODEM RECEBER VESTES BRANCAS ? Geralmente todos concordam que não há nenhuma ideia de ressurreição neste ponto da passagem. Um argumento apresentado por alguns comentaristas é que esta passagem apoia a ideia de um corpo para o Cristão no seu estado intermediário. Nesta teoria, este corpo seria diferente do corpo de carne dos homens terrestres, e também diferente do corpo ressurreto que gozarão no futuro. Seria um corpo adequado para estas pessoas no céu, mas que será substituído pelo seu corpo terreno ressurreto na ocasião na volta de Cristo. Existe outro pensamento que estes corpos ressurretos são dados a estes santos antes do tempo, como sinal de honra especial, mas, não temos apoio bíblico para isso. As vestes são simplesmente a garantia simbólica do Céu, tanto da aceitação dos mártires como da sua presente bem-aventurança.

PALAVRA DE CONSOLAÇÃO...é dada a estes mártires uma palavra de consolação. O consola está em compreender que  a demora quase terminou. A vindicação é certa, e a espera era por "um pouco de tempo". Neste contexto um pouco de tempo "são os últimos três anos e meio da tribulação" até que o grupo de mártires fosse completado. Na certeza desta segurança eles poderiam "repousar" O verbo "que repousassem" não significa silenciar, silenciar seu clamor, mas fala da bem-aventurança que eles gozam agora e no "pouco de tempo, Seu trabalho terminou, sua perseguição é coisa do passado, e agora, no presente, eles tem a paz do Céu e a promessa da vindicação. O mesmo verbo "repousar" ou descansar é usado para dar confiança aos santos que enfrentam a morte na segunda metade da tribulação.

A MESMA PROMESSA FEITA A DANIEL...Ambas as passagens nos lembram da promessa feita a Daniel, que se incluiu na mesma benção prometida:..."porque repousarás, e estarás na tua sorte, no fim dos teus dias.(Daniel 12;13), Neste "pouco de tempo", os três anos e meio finais da tribulação chamados de a "grande tribulação" muitos santos irão morrer como mártires, " a besta que subiu do mar" irá "fazer guerra as santos, e vencê-los ' 13:7. A besta que subiu da terra (13:11) irá exigir "que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta" (13:15) 

A PERSIGUIÇÃO ATINGIRÁ SEU AUGE...multidões morrerão por causa da sua fé em Cristo, identificar-se com Cristo e seus irmãos significará morte instantânea ...Mat.25:34-40, de sorte que o martírio se tornará comum . Estes serão os "conservos" e "irmãos" pelos quais este grupo de mártires deve esperar. O último santo morto no período da grande tribulação completará a cota prevista daqueles que ratificam seu testemunho com sangue. A palavra "completasse" indica o registro completo dos mártires . Então o céu agirá, Cristo volta a terra e juízo justo é executado sobre os moradores da terra.

MARANATA ,ORA VEM SENHOR JESUS.


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