Pular para o conteúdo principal

AMILENISTA...POSMILENISTA E PREMILENISTA

 OS AMILENISTAS...

Este ponto de vista enfatiza o elemento "simbólico" em todas as profecias principalmente no livro de Apocalipse, e especialmente, rejeita qualquer interpretação literal dos mil anos, insistindo que a ideia de Cristo reinar é linguagem figurativa para descrever realidades espirituais. Este ponto de vista nega que um reino literal de Cristo na Terra é descrito nesta passagem, ou em qualquer outra passagem das Escrituras. Embora haja muitas variações entre os que defendem este ponto de vista, os pontos principais desta teoria podem ser resumidos sa seguinte forma:

a- Satanás foi derrotado e preso como resultado da cruz de Cristo e sua subsequente ressurreição e ascensão.

b- Os mil anos não devem ser entendidos literalmente, mas são uma maneira simbólica de descrever a era do Evangelho, quando os santos nascidos de novo (a primeira ressurreição), reinam espiritualmente agora, com Cristo.

c- Todas as profecias do VT sobre as bênçãos do reino tem seu cumprimento pleno não em Israel, mas na Igreja. A nação rebelde de Israel foi posta de lado por Deus, para sempre, e está sofrendo o juízo pelo pecado de rejeitar a Cristo, e assim nunca pode haver, para esta nação, qualquer restauração ao favor divino.  Em resumo, tais expositores veem as maldições como pertencentes agora a Israel por causa da sua rejeição de Cristo, e todas as bênçãos como pertencentes á Igreja.

d- A volta de Cristo será á Terra, no final da era da Igreja, se será seguida por um juízo geral tanto de santos como de pecadores.

NOTA- mostra aqui em termos claros, que estas ideias não dão o devido valor á linguagem clara destas Escrituras, ou da Escrituras.

OS POSMILENISTAS...

Este ponto de vista tem algumas coisas em comum com o amilenialismo, mas ao negar qualquer distinção clara entre Israel e a Igreja, rejeita qualquer ideia do arrebatamento da Igreja. Expositores desta escola insistem que há somente um estágio na vinda de Cristo, que acontece depois do reino milenar de Cristo. Este reino milenar não deve ser entendido como um período literal, mas como uma expressão , que descreve a fase final da era da Igreja, pouco antes de Cristo vir para introduzir o novo Céu e a nova Terra.

EM COMUM COM OS AMILENISTAS...em comum com os amilenialistas, eles veem Cristo e a Igreja reinando espiritualmente nesta era do Evangelho. O período de mil anos dever ser estabelecido pelas mudanças na sociedade, enquanto o Evangelho é pregado em todo o mundo, em cumprimento com á grande comissão de Mat. 28. Reconhecendo que, do ponto de vista de nossos dias, isto não é um fato real nem uma perspectiva realista, os posmilenialistas colocam a culpa, pelo fracasso, na Igreja. 

GRANDES REAVIVAMENTOS...tais interpretes procuram grandes reavivamentos para mudar a sociedade e estabelecer justiça na Terra, para que Cristo possa voltar novamente. Este é essencialmente um ponto de vista do século XIX, que precisou de sérias modificações por causa das duas grandes guerras mundiais e de todos os acontecimentos do século XX, que tem demonstrado, de forma bem real, que a sociedade, ao invés de se tornar constantemente melhor, está se tornando cada vez mais corrupta. A prisão de Satanás e a ressurreição dos santos. quando interpretada na forma bíblica norma, refuta totalmente este tipo de teoria.

OS PREMILENISTAS

Através de todo estudo da bíblia, devemos permitir que as Escrituras signifiquem o que dizem, sem adicionarmos as pressuposições dos homens. Isto nos leva inevitavelmente ao ponto de vista premilenar da escatologia. Este termo descreve o ponto de vista de que Cristo vem pessoalmente á Terra com seus santos, no final do período da Tribulação, para estabelecer Seu reino milenar, e que este reino irá durar exatamente mil anos. Há muitas variações dentro do esquema geral, mas a maioria dos premileniaristas concordaria com o seguinte resumo:

a- O reino milenar tem seu fundamento na promessa de doação da terra de Israel, por ser semente de Abraão, e na promessa do trono a alguém na linhagem de Davi. Assim, este ponto de vista dá a Israel seu papel principal no reino prometido a eles através do VT. 

b- Este reino será um reino literal na Terra, centrado em Israel e tendo Jerusalém por capital. Cristo irá compartilhar este reino teocrático com Seus santos. A esposa do Cordeiro,, a Noiva, a Igreja desta dispensação, ocupará um lugar especial de intimidade com o Cristo reinante, enquanto outros santos ressurretos terão tronos sujeitos a Cristo.

c- Este reino não será limitado a Israel, mas abrangerá toda a Terra- Zacarias .9:10- Todas a profecias do VT de benção mundial através de Abraão - Gên. 12:1-3, serão cumpridas.

d- Todos os que entram neste reino para habitar na Terra serão redimidos. Estes são as "ovelhas" de Mateus. 25;34- a multidão incontável de Ap. 7:9-17. Os 144.000 em Ap. 14:1-5, formarão um grupo especial como guardas de honra de Cristo, nas suas atividades terrestres.

e- Este reino é estabelecido com a volta pessoal de Cristo, no final do período da Grande Tribulação, como descrito em Ap.19:1. A Besta e o falso Profeta são presos e os seus exércitos destruídos, o povo de Israel é liberto e Satanás é preso e o reino estabelecido.

f- Os " nascidos de novo", os redimidos que entram no reino, encontrarão sua condição redimida refletida nas novas condições da Terra. Novas condições climáticas favorecerão as mudanças que Cristo trará á flora e a fauna, em harmonia com a nova geografia da Terra, Zacarias 14;4, de sorte que tudo se fez novo Isaías. 35:1-10.

g- Este reino dura mil anos. Ele termina com a rebelião das hostes lideradas por Satanás, descritas em Ap. 20:7-10, cuja destruição por Deus abre o caminho para o novo Céu e a nova Terra que dá o início ao estado eterno.

PREMILENISTAS...concorda com a descida de Cristo á Terra para estabelecer Seu reino literal de mil anos é o único ponto de vista que dá valor total á linguagem clara de Ap. 20. Este ponto de vista possibilita ás Escrituras se desenvolverem plenamente, e enfraquece todas as interpretações subjetivas e fantasiosas que tem obscurecido o ensino das Escrituras sobre este assunto...

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N