Pular para o conteúdo principal

O MILÊNIO, ISRAEL E A IGREJA...APOCALIPSE 20:4-6

 O REINO DE CRISTO...Ap. 20;4-6

Com o aprisionamento de Satanás e a remoção, da Terra de todas as forças que se opunham a Deus e Seus planos durante séculos, o caminho fica livre para o estabelecimento do reino de Cristo - o alvo deste livro. Este reino tem sido o alvo dos séculos, e os detalhes do seu caráter podem se encontrados em muitas Escrituras. Seu estabelecimento irá efetuar mudanças em todas as facetas da vida,

a-Mudanças geográficas- Zacarias 14:4..." Naquele dia, estarão os seus pés (Cristo) sobre o monte das oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o Oriente, o monte das oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande, metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul"...Isaías 11:15-a6.." O Senhor destruirá totalmente o braço do mar do Egito, e com a força do seu vento moverá a mão contra o Eufrates, e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete sanais, de sorte que qualquer o atravessará de sandálias, haverá caminho plano para o restante do seu povo, que for deixado , da Assíria, como o houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito..."

b-Mudanças zoológicas... Os animais não serão mais violentos - Isaías 11;6-9..." O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto com o cabrito, o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão, o leão comerá palha com o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide(uma víbora), e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco ( uma serpente gigante)..."

c-Mudanças botânicas...Isaías 35:1-2..." O deserto e a terra se alegrarão, o ermo( inabitado) exultará e florescerá como o narciso. Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará, deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom, eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus..." 

d- Cura das enfermidades e outras mudanças botãnicas ...Isaías 35:5-7..." Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. A areia esbraseada se transformará em lagos e a terra sedenta, em mananciais de águas, onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos..."

d- Mudanças nacionais...Isaías 11:10-14..." naquele dia, recorrerão as nações á raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos, a glória lhe será a morada. Naquele dia, o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o restante do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros. da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate e das terras do mar. Levantará um estandarte para as nações, ajuntará os desterrados de Israel e os dispersos de Judá recolherá dos quatro confins da terra. Afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão eliminados, Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim. Antes, voarão sobre os ombros dos filisteus ao Ocidente, juntos despojarão os filhos do Oriente, contra Edom e Moabe lançarão as mãos, e os filhos de Amom  lhes serão sujeitos..."

e- Longevidade no Milênio e grande fartura...Isaias 65;20-22..." Não haverá mais nela crianças para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus, porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado. Eles edificarão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que os outros comam, porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todas as obras das suas próprias mãos..." 

OUTRAS MUDANÇAS FÍSICAS E ESPIRITUAIS...Outras mudanças físicas são sugeridas nestas novas condições, assim como espirituais que serão encontradas, na Terra restaurada, há uma infinidade delas em toda a Escritura. Estas mudanças físicas, embora gloriosos, um pré-Éden, somente refletem a mudança mais radical de todas - a mudança na natureza dos homens através do novo nascimento. 

O NOVO GOVERNO DA TERRA...a mudança que João mais destaca é o novo governo da Terra, que ele apresenta simplesmente com a afirmação "e vi tronos ". Estes, evidentemente, não são os tronos dos vinte e quatro anciãos, pois estavam  no Céu, enquanto estes tronos estão na Terra. O verbo "assentaram-se" não identifica quem ocupa os tronos , mas parece indicar que são os salvos da era da Igreja, dos quais os vinte e quatro anciãos eram os representantes celestes. Esta é a ocasião da qual o Senhor falou aos seus discípulos:..." Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel...' Mateus 19:28. 

 TEREMOS PARTE NA ADMINISTRAÇÃO DA TERRA...O fato dos doze apóstolos terem ligação com Israel e também fazer parte da Igreja pode indicar que todos os santos ressurretos da Igreja e Israel  tem uma parte na administração do reino, em seus diversos níveis. Paulo reconhece a mesma verdade quando escreve aos cristãos de Corinto, que gostariam de ter antecipado a era do reino..." Oxalá reinásseis para que também nos reinemos convosco..." I Co.4:8. Daniel é igualmente específico aos santos do VT...." Até que veio o anciãos de dias , e foi dado o juízo aos santos do Altíssimo..." Dan. 7:22. Assim podemos sugerir que os santos , que acompanham Cristo do Céu até a Terra, agora trocam os cavalos do capítulo anterior por tronos administrativos no reino.

O PODER DE JULGAR..." o poder de julgar" deve ser entendido como o poder de administrar, no sentido de uma comissão divina para agir em nome de Cristo. Constituídos como " juízes". " julgar" é apenas um aspecto específico de reinar. Somente Cristo Ele julgará " os vivos e os mortos" , mas, no sentido administrativo do reino, Ele associa o Seu povo consigo. 

O REINAR É NA TERRA...há vários grupos de mártires e ambos os grupos irão compartilhar das mesmas benção no reino, " viveram e reinaram com  Cristo". Aqueles cujos corpos terrestres foram tão cruelmente tratados, agora recebem corpos ressurretos e reinam com Cristo. "Reinaram" resume em uma só palavra o reinado de mil anos. Já destacamos que muitas Escrituras falam detalhadamente do reinado de Cristo na Terra, mas esta é a única passagem onde lemos da duração deste reino. Todos os ressuscitados na primeira ressurreição serão apresentados no verso 6, como associados com Cristo, quando estes santos fiéis ,"as ovelhas" de Mateus 25:34, junto com os 144.000 mil, todos os quais passaram pela Tribulação, se tornam administradores do reino.

A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO...para que não haja nenhum equivoco sobre quem é ressuscitado nesta ressurreição, um esclarecimento repentino é apresentado. Alguém poderia pensar que todos os túmulos da Terra se esvaziaram neste ponto, com uma ressurreição geral, mas fica muito claro que não é assim. A ressurreição dos santos martirizados completa o que chamamos de " a primeira ressurreição", enquanto os corpos dos outros mortos permanecem nos túmulos, e as suas almas permanecerão no inferno, por mais mil anos, até o final do reino milenar. 

" OS OUTROS MORTOS NÃO REVIVERAM"...o próprio silêncio dos cemitérios da Terra se torna assombros, silenciosos e na maioria das vezes esquecidos ,eles permanecerão assim durante os séculos de paz e tranquilidade do reino glorioso de Cristo. A morte será um acontecimento raro durante este período, e será visto como a execução de justiça divina sobre a rebelião intencional. Ezequiel 18:20.

" ESTA É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO" ...indica que há outra a seguir. A primeira ressurreição deste modelo é a " ressurreição de Cristo" feito como o " primeiro dentre os homens" seguindo a ressurreição dos santos do VT e dos mortos martirizados durante o período da Tribulação, no início do reino milenar, completa esta ressurreição dos " bem aventurados". esta ressurreição se completa antes do reino iniciar , todos os mortos que ainda permanecerem nos túmulos pertencem aos ímpios que aguardam o chamado para comparecer perante o grande trono branco...

AS BENÇÃOS SUPREMA DA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO..."A vida é seu destino eterno, sobre eles a segunda morte não tem poder". A segunda morte é a separação eterna de Deus, que fica além da morte física( que é a apenas separação da alma e do corpo). A garantia de que os vencedores não sofreriam o dano da segunda morte foi dada aos santos em Smirna, que estavam sendo ameaçados de morte física. É descrito claramente como o " lago de fogo". Mas aqui temos a garantia de que esta terrível condição não tem autoridade alguma sobre estes salvos ressurretos, eles nunca morrerão novamente, em nenhum sentido.

"ELES SERÃO SACERDOTES DO ALTÍSSIMO" estes santos ressurretos gozando de uma vida eterna através de Cristo, não somente terão o privilégio de acesso íntimo á presença de Deus e de Cristo, mas ,na administração do reino, eles irão atuar na qualidade de mediadores como 'sacerdotes de Deus e de Cristo". O governo associado com este reino estará nas duas mãos.

"ELES REINARÃO COM CRISTO" eles não somente serão sacerdotes, mas irão compartilhar do governo de Cristo e, de uma forma verdadeira, serão "sacerdotes reis" como os filhos de Davi agiram no seu reino - II Sm. 8:18. É reafirmado que o período do reino milenar é de mil anos, como que para enfatizar a benção prolongada destes santos. Quando o reino milenar der lugar ao estado eterno, vemos claramente pela leitura de Ap. 22;5 que o reino de Cristo e Seus santos irá continuar , e este reino nunca terá fim...

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS.

  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N