A GRANDE MERETRIZ ...no capítulo 17 João é convidado a ver a " grande prostituta", enquanto em Ap. 21:9 ele é convidado a ver " a noiva, a esposa do Cordeiro". " Prostituta e noiva" descrevem dois grupos de pessoas, a prostituta é o resultado da ação satânica na Terra e está condenada, a Noiva é o resultado da redenção pelo Cordeiro e está destinada a glória eterna. A prostituta tem o seu lar na Babilônia , a Noiva tem o seu lar na Jerusalém Celestial. A palavra "prostituta" é sempre traduzida como " meretriz", sabendo que aqui a prostituição não é física, mas simbólica de prostituição.
ISRAEL E SUAS PROSTIUTIÇÕES...as alianças que Israel fazia com as nações ao seu redor incluíam a traição da revelação de Jeová. Quando Israel se unia a outra nação, isto significava que ela aceitava os seus deuses. Quando o motivo para tais alianças era ganho comercial , então a acusação era prostituição - uma prostituição espiritual, pois a revelação divina que distinguia Israel dos outros povos fora ignorada. Prostituição é uma acusação contra Israel, pois ela é a única nação que tinha um relacionamento tão íntimo com Jeová. Considerando este uso no VT, esta prostituta simboliza um sistema que faz mau uso da verdade divina para o seu próprio prazer ou ganho, ou para alcançar poder na Terra, nesta acusação é a corrupção e o aviltamento da verdade que está em vista. Esta prostituta recebe a acusação de "grande". Israel havia praticado " prostituição " mas esta prostituta se distingue de todas. A extensão da sua influência é vista simbolicamente no fato de que ela "está assentada sobre muitas águas"
BABILÔNIA E AS MUITAS ÁGUAS...as " muitas águas" historicamente era uma identificação da Babilônia, situada ás margens do rio Eufrates com sua rede de canais e dutos de irrigação espalhando-se por todos os lados. No brilho do Sol da manhã, ou ao entardecer, a Babilônia parecia literalmente estar assentada sobre muitas águas. Jeremias tinha isto em vista quando disse : " Ó tu, que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros! chegou o teu fim, a medida da tua avareza" Jr 51:13" Todavia a luz da interpretação angelical no v 15, as " muitas águas" precisam ser interpretadas simbolicamente como descrevendo a influência mundial desta prostituta. A figura " assentada" é usada três vezes em relação -a prostituta, neste capítulo. No verso 3, ela está assentada "sobre a besta", no verso 9 esta está assentada sobre "sete montes". Nenhum destes descreve uma localização física, mas cada um descreve, em termos simbólicos, aquilo que apoia a prostituta.
O CONTROLE QUE ELA PENSA QUE TEM...pode também haver uma sugestão do controle que ela pensa que tem - especialmente em relação ao símbolo da besta. Apoiada por " povos, e multidões, e nações , e línguas", a prostituta pode pensar que tem o controle sobre eles. A poluição que ela provoca " com os reis da terra" " prostituíram" ou " fornicavam", resume a ocupação que durou a vida toda destes reis, ao comprar da prostituta aquilo que ela não tinha direito de vender, e desta forma eles compartilham do seu pecado. Eles estão prontos a aceitar suas reivindicações espirituais enquanto estas não entram em conflito com o seu deboche e pecado. O homens da Terra, e especialmente os que estão em posição elevada , chamados aqui de" os reis" , não tem objeção alguma á religião contanto que esta não interfira no exercício do seu poder aristocrata. As experiências religiosas oferecidas por esta mulher são certamente aprazíveis, e não oferecem ameaça alguma á sua autoridade.
O PRAZER QUE ELA OFERECE...o prazer que ela oferece "para os habitantes da Terra". A figura de embriaguez descreve a confusão das faculdades mentais que levam ao comportamento irracional. Isto é característico dos que tem embriagado com o vinho oferecido pela prostituta. Libertinagem associada com a prostituta. Ela usa a religião para promover a suspensão das faculdades mentais dos homens, para que eles possam estar cada vez mais debaixo do seu controle. Os homens não tem objeção alguma á religião enquanto não interfira com o seu prazer e o seu pecado.
UMA MULHER MONTADA EM UMA BESTA...do seu lugar privilegiado, num deserto desolado, João vê a mulher que já foi identificada para ele como " a grande prostituta". Ela é vista assentada sobre um animal selvagem. Na sua interpretação, ela é um sistema religioso e eclesiástico apoiado por um poder político satanicamente energizado. Esta prostituta proclama sua profissão por meio das suas vestes, seus adorno e sua conduta:
A- " suas vestes" A púrpura, nos dias do Império Romano, era reservado á realeza. A cor escarlata, semelhante á cor da besta, é o vermelho fulgurante que fala de ostentação pomposa. A conclusão ´é que a mulher reivindica realeza associada com uma pompa terrena.
B-" seu adorno" " adornada" significa " brilhando" ou " feito dourada", descreve a grande variedade de ouro e pedras preciosas e pérolas usados pela mulher. As meretrizes sempre acham este tipo de adorno indispensável á sua profissão. Esta forma de ostentação de riqueza sempre tem sido um sinal de deboche licencioso e sensual.
C-" seu comportamento" Ela está claramente exercendo sua profissão. O cálice fala da sua libertinagem pessoal e do seu convite público para os outros se unirem ás sua orgias. O cálice de ouro mostra que aquilo que ela oferece veio inicialmente de revelação divina, mas agora o conteúdo se tornou totalmente corrompido. " Cheio das abominações" descreve os princípios idólatras que ela oferece para o prazer dos homens. A palavra " imundícias" ou " coisas impuras", descreve as práticas imundas que fluem dos princípios da idolatria. Por trás dos princípios e das práticas está o pecado que os origina: " fornicação" e descreve a traição espiritual da revelação divina. A censura mais severa é reservada para a traição espiritual daquilo que é santo e divino. A história confirma que as práticas mais degradantes e impuras podem resultar do abandono da verdade divina.
O NOME EM SUA TESTA...a mulher é identificada pelo nome na sua testa. Havia alguma certa evidência na época do Império Romano as prostitutas tinham em suas testas o seu nome ou uma identificação pessoal. Não há nenhuma sugestão desta mulher estar exibindo o seu nome, ela não está procurando publicidade, mas o próprio Deus irá colocar um nome para identificá-la, para benefício do seu povo. Ela provavelmente nem saberá que o seu nome estará em sua testa. Mas, próximo ao seu juízo em no julgamento efetuado por Deus via a Besta, poderão as pessoas discernirem o seu nome e reconhecer adequadamente o título que o Espírito de Deus colocará nela. O nome na testa é um ato divino de identificação. A identificação desta mulher com a Babilônia está fora da compreensão humana até que Deus a revele em sua palavra.
BABILÔNIA : O PRINCÍPIO DA IDOLTARIA...A Bíblia nos fala da sua origem em Gên. 10:10. como a cidade fundada por Ninrode. Esta cidade é vista na Bíblia como " centro de rebelião contra Deus". Ela se tornou o ponto de partida onde toda a idolatria se espalhou pela Terra, e como tal, está em contraste com Jerusalém, a cidade de Cristo, de onde Deus pretendia que a verdade e a luz irradiassem por toda a Terra.
MISTÉRIO...O ASPECTO RELIGIOSO...a palavra " mistério", indica que a mulher não representa a Babilônia literal, mas o aspecto religioso da Babilônia, um simbolismo muito apropriado, pois mesmo alguém com um conhecimento mínimo da história da religião vinda da Babilônia logo vê a importância evidente do elemento " feminino". Os registros da arqueologia e da antiguidade mostram que a figura principal do estabelecimento desta religião foi Semíramis, a esposa de Ninrode, uma mulher muito bela e inteligente. Ela estabeleceu, na Babilônia, um sistema de adoração idólatra que, por contradizer diretamente a revelação divina que destruiu o mundo, qualquer rebelião contra Deus tinha que ser cuidadosamente ocultada. Ritos de iniciação impediam quase todos , a não ser algumas pessoas escolhidas, de participar destes mistérios. Quando seu marido Ninrode foi morto inesperadamente em uma caçada , ela alegou concepção miraculosa do seu filho, nascido postumamente, e o chamou de "Tamuz". Ele foi aclamado como " salvador" e o cumprimento da promessa da semente feita a Eva. A lenda da " mãe e do filho" era um princípio básico dos mistérios da Babilônia, imagens e desenhos mostravam a mãe como a " rainha dos céus" -Jr. 7:18 - As figuras da mãe e do filho são comuns em todas as religiões pagãs, e mostram a influência mundial da Babilônia.
A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA...esta mulher está em contraste óbvio com a mãe de Ap. 12;1-5. Ali a nação de Israel, vista na perfeição dos propósitos de Deus, se torna o meio divino pelo qual Cristo vem á Terra. aqui, esta mãe reflete os propósitos de Satanás, e produz filhos que são a antítese de Cristo. Eles são chamados de " as prostituições", como que descrevendo estes sistemas produzidos na Terra e que tem o caráter de sua mãe corrompida, pois também prostituirão coisas sagradas para proveito ,prazer e poder. Sua prole é ainda descrita como " as abominações da terra" que descreve as práticas corrompidas provenientes da religião falsa. Todos os sistemas idólatras da Terra e suas práticas perversas tem origem nesta mãe Babilônica. A família desta mãe cobriu todo o globo terrestre.
MARANATA , ORA VEM SENHOR JESUS...
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