Pular para o conteúdo principal

O PISAR DO LAGAR

 A FOICE AGUDA...outro anjo saiu do templo, e a foice aguda na sua mão indica outra cena de juízo. Como fez o Filho do homem, este anjo aguarda a ordem direta do Céu para iniciar o juízo., esta ordem é transmitida pelo sexto anjo do capítulo, que saiu direto "do altar". Se o templo enfatiza a santidade de Deus que deve ser vindicada, o altar representa a provisão divina que tem sido rejeitada pelos adoradores da Besta, eles descobrirão que um anjo de luz e um Deus de amor precisa agir para vindicar o Seu próprio caráter. Este altar é o altar de bronze já visto em duas visões anteriores -Ap. 6:9 e 8:5. O clamor por vingança dos santos martirizados será agora respondido. O fogo do altar irá trazer o juízo final sobre uma  Terra rebelde. Este anjo é descrito como " tendo poder sobre o fogo". O fogo anteriormente mencionado em Ap.8:3-5 está em vista. Os anjos em controle dos ventos Ap.7:1 falam do controle divino sobre os juízos providenciais na Terra, enquanto que controle sobre o fogo fala do controle divino sobre o juízo direto de Deus.

A VINDIMA DA  TERRA...esta ordem está relacionada com a vindima das uvas " da vinha da terra". A vinha é uma figura muito usada nas Escrituras para descrever o testemunho para Deus pela nação de Israel.- Jer, 2:21- Ez. 17:5-8 - Os. 10:1. O cultivo e cuidado desta vinha tem sido um dos principais temas na profecia. Cristo usou a mesma figura para descrever o testemunho dEle e dos cristãos da Terra na era da igreja. No momento desta visão, a igreja já terá sido removida da terra, e a nação de Israel estará sob o controle da Besta, portanto seria um erro ligar esta vinha com Israel ou com a igreja. O artigo repetido na expressão " a vinha da terra" indica que é um testemunho que brota da Terra e que pertence -a Terra. Israel, de acordo com o Salmo 80:8, era uma vinha trazida do Egito para ser objeto de cuidado e proteção especiais. Esta vinha aqui é muito mais abrangente, e representa o amadurecer completo de ideias, filosofias e princípios que brotam do solo da natureza. Agora as uvas, o fruto desta videira terrena, " estão maduras" " estão bem maduras" ou "no ponto de estourar", em cada caso está na hora de usar a foice.

A SEARA DA TERRA E A VINHA DA TERRA...são descritas pelo profeta Joel 3;13...' lançai a foice, porque já está madura a seara, vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares transbordam, porquanto a sua malicia é grande..." A vindima em Israel era relativamente curta comparada coma  colheita, portanto, no final do verão havia, durante algumas semanas, muita atividade. Na vindima, os " cachos" são colhidos rapidamente e lançados no lagar. O verbo "vindimar" antecipa o ajuntamento das nações em Ap.16:14-16. Nos estágios finais do período da Tribulação, as nações " de todo o mundo habitável", ou mais exatamente os exércitos destas nações, se ajuntam ao redor de Jerusalém " no lugar que em hebreu se chama Armagedom". Com a chegada de Cristo. este ajuntamento em Armagedom se tornará o " grande lagar da ira de Deus" A semelhança na linguagem de Ap. 19:15 é conclusiva: " ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. este é o lagar descrito em Jeremias 25;30-31 e por Isaías 63:1-4. e Joel 3:13-16. Descreve o juízo de Deus , executado por Cristo sobre os exércitos da Terra reunidos para destruir os santos de Deus e resistir ao Soberano de Deus...

PORQUE ESTÁ VERMELHA AS TUAS VESTIDURAS...o quadro simbólico chega ao seu final terrível, Com a colheita das uvas, chega a hora de pisar o lagar. Um lagar literal era lavrado da rocha sólida e consistia de dois tonéis, um superior e um inferior. A uvas eram jogadas no tonel superior, e eram pisadas para tirar o suco, que caia no tonel inferior. Os dois tonéis são mencionados em Joel 3;13: " o lagar está cheio, os vasos dos lagares transbordam". O tonel superior estava cheio de fruto e os inferiores cheios de suco espremido. As roupa da pessoa pisando as uvas ficariam, obviamente , manchadas pelo suco. Está é a figura usada por Isaías em 63:1-6, para descrever o Senhor agindo em juízo: ..." porque está vermelha a tua vestidura " E as tuas vestes, como as daquele que pisa as uvas no lagar? "Isaias 63;2.  A palavra lagar se refere ao tonel superior onde as uvas são lançadas. A resposta do Senhor deixa o significado do lagar bem claro:..." Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém se achava comigo, e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor, e o seu sangue salpicou os meus vestidos, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus redimidos é chegado Isaias 63:3-4. Esta é claramente a figura profética que está por trás desta cena de juízo.

A LOCALIZAÇÃO DO LAGAR: FORA DA CIDADE...a  localização do lagar é dada como sendo " fora da cidade'". A cidade só pode ser a cidade de Jerusalém. Já vimos esta cidade caracterizada por corrupção moral, ela se tornou em centro da adoração idólatra á Besta, e se torna no centro ao redor do qual as nações da Terra se congregam. É fora desta cidade que o juízo mais terrível  na história da humanidade cairá sobre os exércitos do mundo. Isaías 63:1-4 menciona Bozra e, Edom, um pouco a leste do Jordão :..." quem é este que vem de Edom, de Borza, com vestes tintas? " 

O VALE DE JOSAFÁ...o profeta Joel identifica o local como sendo o vale de Josafá: .." congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá, e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha herança" Joel 3:2. Sendo que não há nenhuma vale geográfico conhecido com este nome nos arredores de Jerusalém, pode ser que seja uma referência histórica á grande vitória dada ao rei Josafá, quando foi cercado pelos Moabitas e Amonitas no vale de Beraca -II Cr. 20:23-26. O vale de Beraca fica do outro lado de Belém, em direção a hebrom, a cerca de 24 Km. ao sul de Jerusalém. Joel ainda identifica este vale:..." movam-se as nações e subam ao vale de Josafá, porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. Lança a foice, porque já está madura a seara, vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares transbordam, porquanto a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão"...Joel 3:12-14.     Sendo que Josafá significa " Jeová julga" o nome pode ser uma antecipação profética do juízo a ser executado ali.

ARMAGEDOM OU HAR MEGIDDO...João identifica o local como Armagedom, que é interpretado como Har Megiddo, " a montanha da grande multidão" , ou " a montanha da matança'. Se este é Megido onde Josias morreu  e ao qual Zacarias se refere em Zc. 12:11, então é parte da planície de " Esdralon", que fica a cerca de 64 Km. ao norte de Jerusalém. Har-magedon, pode ser traduzida como " a montanha onde as tropas se reúnem", e interpretá-la como as montanhas ao redor de Jerusalém onde as forças militares irão se ajuntar.

EXÉRCITOS PRONTOS PARA ELIMINAR JERUSALÉM E O SEU POVO...Sendo que todas estas referências claramente se referem ao mesmo ajuntamento das nações, parece claro que toda a terra de Israel se transforma num acampamento armado. A cidade parece estar circundada, ou quase circundada, sendo que são mencionados locais ao leste( Bozra), ao norte( Megido), e ao sul( vale de Josafá). Estes exércitos podem ter-se reunido por razões diferentes, mas agora estão unidos com um só propósito, eliminar Jerusalém e seu povo, e resistir á vinda do Rei. O lagar está realmente cheio, somente aguarda ser pisado. O próprio Senhor irá fazer isto na sua vinda, no final dos sete anos da Tribulação para implantar seu reino milenar.

OS EFEITOS DO JUÍZO...suco de uva jorrando de um lagar literal é a terrível figura usada para descrever os efeitos deste juízo. A figura é de um  carnificina terrível. A tradução " até" é uma boa tradução que significa " tão alto quanto", e a figura pode indicar o sangue jorrando ou espirrando "até a altura dos freios dos cavalos", pelo menos sugere  que João vê, simbolicamente, as forças militares totalmente equipadas reunidas e destruídas. A afirmação final " pelo espaço de mil e seiscentos estádios", mostra a extensão desta terrível destruição. A palavra " estádios", vem da palavra grega stadion, e normalmente equivale a cerca de 185 metros. Isto seria a distância aproximada de 295 Km, que é a distância de Dã até Berseba, o comprimento total da atual terra de Israel. Não há razão alguma para entender esta distância de qualquer outra forma a não ser literalmente...cousa séria..

MARANAT, ORA VEM SENHOR JESUS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N