Pular para o conteúdo principal

SATANÁS : A PRISÃO DE MIL ANOS...APOCALIPSE 20:1-3

 LANÇADO NO ABISMO...AP. 20;1-3

" E vi descer do Céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto, por um pouco de tempo."

PRESO E AMARRADO COM CORRENTES...imediatamente depois da destruição dos exércitos da Besta, Satanás é preso e amarrado com correntes. Os fantoches de Satanás foram presos vergonhosamente despachados ao lago de fogo, e seus exércitos foram destruídos. Agora Cristo lida com Satanás, o próprio conspirador chefe. Um anjo vindo do Céu aberto, agindo com toda a autoridade do trono, prende Satanás. Este anjo não é Cristo disfarçado de anjo, nem é a "estrela caída" de Ap.9:1, mas simplesmente um anjo enviado, e sua comissão é simbolizada pela chave e a cadeia. Esta não é a chave do Hades, confiada somente a Cristo, mas chave daquele calabouço escuro onde os seres espirituais  são aprisionados, e que recebe o nome de " poço do abismo" A grande cadeia na mão do anjo indica sua missão, e embora Satanás seja um ser espiritual, o simbolismo é claro. A prisão de Satanás é a realidade, o símbolo é a cadeia.

OS QUATRO NOMES DE SATANÁS...os quatro nomes de Satanás repetem os nomes de identificação de AP. 12:9. " Como dragão ele é a personificação da crueldade. Como a serpente ele é a personificação do engano. Como o diabo ele é o principal tentador do homem. Como Satanás ele é o inimigo declarado de Cristo e do Seu povo." Todas as sua maquinações e conspirações, através dos tempos, o trouxeram a este momento de verdade. 

SUA PRISÃO: O ABISMO...a prisão de Satanás é descrita por cinco verbos que contam uma história dramática. Ele é preso e amarrado; ele é lançado no abismo. O abismo é encerrado, " o encerrou", ou " fechou-o"  - sem dúvida com a chave, e o ato final foi por "um selo sobre ele". obviamente o selo é colocado no abismo, como lemos "fechou a porta e a selou sobre ele". Este último ato, que nos faz lembrar de Daniel na cova dos leões -Dan. 6:17- e de Cristo no túmulo, é a garantia da autoridade responsável, de que o preso ficará detido em segurança; nenhuma mão sem autorização pode quebrar este selo divino. Descrever Satanás como sendo preso pela corrente e trancado debaixo do selo é uma maneira gráfica de dizer que Satanás, banido ao abismo, não tem mais a liberdade pessoal que lhe foi permitido ter através dos tempos, desde a sua queda . 

OS DEMAIS ANJOS REBELDES O SEGUEM... embora esta passagem não menciona os anjos que  seguiram Satanás na sua rebelião, ou as hostes demoníacas soltas em Ap.9:1-11, parece-nos que todos os seguem para o abismo. A confirmação disto pode estar no fato que os demônios em Lucas 8:31, temiam o abismo e não o lago de fogo, a morada final do diabo e seus anjos Mat. 25:41. Seria um tanto estranho se Satanás fosse preso, e seus seguidores permanecessem livres para continuar nos seus caminhos perversos durante a era do reino. Com a prisão de Satanás, parece que todas as suas hostes são confinadas com ele. A corrente pessoal em Satanás o manteria separado, até no abismo.

OS MIL ANOS PRESO...o período da detenção de Satanás será de mil anos. De acordo com o uso exato e literal dos números neste livro, não há razão para não entendermos este número da mesma maneira. Este período de mil anos começa com a remoção de Satanás, se distingue pelo reinado dos santos com Cristo, e termina com a libertação de Satanás. O milênio começa com a prisão de Satanás.

UM FALSO ENSINO... O ensino amilenialista diz que isto aconteceu através da morte , ressurreição e ascensão de Cristo. Os expositores amilenialistas dizem que a afirmação de Cristo: " Eu via Satanás, como raio cair do céu" , antecipava a cruz, eles usam a ilustração que Cristo faz de amarrar o homem valente -Mat. 12:29- da mesma forma, para mostrar que Satanás foi amarrado como resultado da primeira vinda de Cristo. Assim sendo, Satanás está   preso agora, e todo o período entre as duas vindas de Cristo é o milênio. Os mil anos são vistos como uma forma simbólica de expressar um período de tempo longo, mas indeterminado. 

AGOSTINHO E DEMAIS SEGUIDORES ERRARAM ...Agostinho e demais comentaristas que viveram durante os primeiros séculos do testemunho da Igreja podiam afirmar, sem qualquer problema que Cristo viria no final dos primeiros mil anos, para encaixar com sua teoria. neste segundo milênio, os expositores atuais que seguem esta linha de interpretação tem que insistir que os mil anos são uma forma figurada de descrever um período longo. A experiência humana por si só é suficiente para mostrar o erro deste ensino com relação a Satanás, e as Escrituras  desconhecem esta teoria. 

SATANÁS ESTÁ MUITO ATIVO...O NT mostra, sem sombra de dúvida, que Satanás não somente está ativo hoje, mas que sua atividade aumentará com a aproximação do final desta era. Satanás encheu o coração de Ananias e Safira -Atos 5;3- ele cega o entendimento dos pecadores -II Co. 4:3-4- leva os homens cativos II Tim. 2:26, e passeia pela Terra bramando como leão I Pe. 5:8. A soberania divina sempre impôs um limite ao poder satânico, e é evidente que desde a cruz ele é um inimigo derrotado -Hebreus 2:14, mas não há vestígio algum de apoio bíblico para crermos que ele está preso. O aprisionamento de Satanás, no começo do milênio, inicia o único período , desde o Éden até o final da História, quando Satanás será fisicamente impedido de exercer suas atividades enganosas entre os homens, e isto é obviamente essencial para a paz e tranquilidade da era do reino.

O PAI DA MENTIRA DEVE SER RETIRADO ...A razão especifica porque ele deve ser removido é porque ele engana as nações. Como " o pai da mentira" João 8:44 ele sempre foi, caracteristicamente, o enganador , ele e seus agentes tem enganado os homens em todas as eras, nesta última era, na Tribulação, seu engano será especialmente bem sucedido -II Tes. 2;11- e leva os homens a sua ruina, na adoração da Besta. Agora por mil anos os homens não terão que resistir este enganador.

E DEPOIS IMPORTA QUE SEJA SOLTO..." e depois" é a expressão que João normalmente usa quando ele avança cronologicamente para o próximo acontecimento. Não há nada mais impressionante do que o reaparecimento do verbo " importa" no desenrolar do cronograma divino. Mostra que nos propósitos de Deus para a Terra é necessário que este enganador seja solto do abismo. A razão pela sua soltura, embora não mencionada especificamente, pode ser deduzida do resultado visto, quando satanás foi lançado á Terra, no meio da Tribulação, ele sabia que tinha somente " pouco tempo", e na sua ira ele saiu perseguindo a nação de Israel. Aquele pouco tempo foi limitado a três anos e meio. Agora, o programa divino lhe dá liberdade, mas apenas " por um pouco de tempo" 

MARANATA. ORA VEM SENHOR JESUS

 


  

   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N