Pular para o conteúdo principal

AS CIDADES DE REFÚGIO.


YESHUA, O NOSSO SUMO SACERDOTE.

Nenhum sacerdote humano pode perdoar pecados, somente DEUS pode perdoar.  IS. 43:25
 e  LC. 5:21-24. De acordo com as escrituras, nós temos sim um sacerdote que proporciona salvação, segurança e paz. Este sacerdote é: JESUS CRISTO, o nosso grande e perfeito sumo-sacerdote. Hb. 4;14.
                Todos pecaram e fomos infectados por uma natureza pecaminosa, Rm. 3:23, por isso CRISTO veio para proporcionar-nos perdão para os pecados. Sendo o nosso sumo-sacerdote HB. 2:17, tornou-se semelhante aos irmãos , tornou-se como homem para fazer propiciação                  pelos nossos pecados,  do povo.
                O YOM KIPPUR – DIA DA EXPIAÇÃO LV. 16.
Em primeiro lugar ele tirava suas vestes magnificentes e as deixava de lado, vestindo apenas um simples traje de um sacerdote comum, ele oficiava os sacrifícios especiais. Em segundo lugar, no grande altar do templo, ele oferecia um animal perfeito por si mesmo e pelo sacerdócio. Então: vinham as ofertas pelo povo, O SANGUE do sacrifício era levado para o santíssimo lugar, atrás do véu interior e aspergia-se sobre o propiciatório, e, finalmente o sumo-sacerdote saia rapidamente detrás das cortinas. O povo se alegrava ao Vê-lo vivo essa era a prova de que DEUS havia aceitado o sangue. A expiação fora realizada.
                O Yom Kippur foi realizado na pessoa e ministério de CRISTO. JESUS não foi um sacerdote humano igual a Arão ( primeiro sumo-sacerdote) do judaísmo, antes : JESUS CRISTO deixou  de lado a manifestação exterior de sua glória e tornou-se DEUS encarnado, indicado por DEUS, como fora profetizado no AT.  SL. 110-4 e HB. 7:12.
                CRISTO não apenas foi o sumo-sacerdote, como somente ele oficiou o sacrifício especial necessário para a salvação eterna, isto é: “O SACRIFÍCIO DE SI MESMO”. Tendo realizado isso, CRISTO passou através do céu de nuvens de estrelas, para dentro do céu dos céus, para apresentar-se. HB. 4:14.  COMENTÁRIO: A expiação não estava completa até que o sumo-sacerdote tivesse levado o sangue e aspergido o mesmo sobre o PROPICIATÓRIO. De forma semelhante, a expiação realizada pelo nosso SENHOR JESUS, NÃO ESTAVA COMPLETA NA CRUZ, sua obra de expiação, completou-se somente depois  dEle  ter entrado no  céu, como sumo-sacerdote , tendo feito a expiação pelo pecado.
                Ele o sumo-sacerdote glorificado em seu corpo de carne e osso, mas sem sangue, teve de apresentar-se diante do propiciatório na glória em seu corpo exangue, que era a evidência de que o preço do pecado havia sido pago. CRSITO nosso sumo-sacerdote, proporcionou algo muito superior e melhor do que aquilo que se oferecia sob o AT. Ele proporcionou a eterna redenção, salvação HB. 9:12.
                Já vimos que o povo se alegrava ao ver o sumo-sacerdote emergir por detrás da cortina no YOM KIPPUR, isso indicava que DEUS, havia aceitado a expiação. Por meio do mesmo sinal, A RESSURREIÇÃO DE JESUS, foi a prova de que o plano de redenção havia sido completado e aceito  1 JO. 2:2.
                JESUS NOSSA TOTAL, PLENA SEGURANÇA.

Nos dias do AT, no caso de um homicídio cometido involuntariamente, o acusado poderia fugir para uma cidade de REFÚGIO, permanecendo nela em segurança até o seu julgamento. DEUS, ordenara que tais cidades fossem escolhidas ( NM. 35), e foram elas estrategicamente localizadas , no território para rápido acesso.
O OBJETIVO: impediam que parentes e amigos da pessoa morta buscassem  vingança.  Um conselho de anciãos fazia a revisão de cada caso, e dava a sentença. Se o acusado fosse considerado culpado de assassinato doloso ou premeditado, era condenado a morte , ao contrário , homicídio involuntário, ele estava livre da pena de morte, no entanto, teria de residir em sua cidade de refúgio, para sua própria segurança e proteção.              Ele somente  estaria livre  para deixar a cidade de refúgio por ocasião da morte do sumo-sacerdote. , pois: a morte do sumo-sacerdote era encarada como substituta para a morte do transgressor. Agora, ele ficava livre legalmente da conseqüência do seu crime.
                Ora vejamos: esse recurso do AT era bom, mas não era perfeito. Pois, sempre permanecia a possibilidade de que aqueles que queriam vingança aproveitassem a liberdade da pessoa, assim exonerada para matá-la.
                Trazendo tudo isso agora espiritualmente: a- As cidades de refúgio falam da segurança que temos em nosso GRANDE SUMO-SACERDOTE, o salário do pecado é a morte Rm. 3;23, por isso: refugiamo-nos em CRISTO, o único em que há verdadeira segurança. Comparando a morte de cada sumo-sacerdote humano sucessivamente, simbolizava a morte de CRISTO, pela qual somos libertados da morte espiritual.  Atualmente JESUS exerce sacerdócio contínuo e imutável Hb. 7:17-21.
                Porque nosso sumo-sacerdote vive, nem o maligno pode ameaçar nossa alma, nossa salvação está segura e não pode ser tomada de nós Jo. 10:28-29.
                Uma NOTA: os antigos Rabinos ensinavam que as estradas que levavam às cidades de refúgio, tinham de ser cuidadosamente aplanadas e limpas de todos os obstáculos uma vez ao ano, a fim de que, fossem removidos todos os estorvos no caminho daqueles que se refugiavam, para preservarem suas vidas. CRISTO veio para que todos pudessem ter o caminho até ele desimpedido, nossa paz e segurança presentes estão fundamentadas no fato de que, fomos redimidos por intermédio da morte de nosso sumo-sacerdote e guardados por seu imutável e eterno sacerdócio – Hb. 7:24-25.
                JESUS CRISTO, veio a terra, seu propósito foi proporcionar paz ao coração de cada indivíduo, depois de purificar-nos de nossos pecados, Ele, “assentou-se” hb. 1:3 e Hb: 10:12.  A posição ASSENTADA indica que sua obra estava concluída, em contraste com os sacerdotes levíticos que nunca sentaram no que se refere à sua obra no Tabernáculo, porque essa nunca estava terminada, e, a razão dela nunca estar terminada, era que o sangue de touros e cabritos, não pode pagar pelos pecados. O verbo ASSENTOU-SE, refere-se a um ato solene formal. Ele fala da assunção à posição de dignidade e autoridade, o sacrifício de CRISTO, oferecendo-se a si mesmo de uma vez por todas, proporciona agora SHALOM, paz, a todos que o recebem. Fp. 4:7.
                Ele nos chama seus irmãos Hb. 2;11.
                Ele tem sensibilidade para com nossas enfermidades e fraquezas Hb. 2:18  e 4;15.
                É misericordioso e fiel Hb. 2:17.
                Também intercede como advogado em favor de todos os crentes Hb. 7:25 -  9:24 – 1 Jo 2:1
JESUS É ÂNCORA PARA NOSSAS ALMAS, REFÚGIO E FORTALEZA.              a esperança é uma âncora, mas ela precisa de alguém que se prender, então, ancore no trono e puxe a corda. Muitas circunstâncias na vida ameaçam a nossa paz. A resposta de DEUS ao nosso tumulto é que habitemos em CRISTO, ele é o nosso lugar de refugio seguro HB. 6:19-20.
                JESUS, o sumo-sacerdote que pode propiciar a salvação eterna, o sumo-sacerdote perfeito a quem os pecadores podem dirigir-se, e, onde encontramos verdadeiro refúgio e segurança.
                Há um trono no céu, e um homem assentado nele. Hb. 4;16 “Acheguemo-nos confiadamente junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. Diante do trono há poder e Fogo , é ali que arde o FOGO de DEUS, DEUS é fogo , o trono precisa ser totalmente entronizado em nosso coração para que o rio de Fogo flua do nosso interior.
SHALOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N