Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZ VOCÊ SE AJOELHAR.

Textos base- EF. 1:15-19  E  EF. 3:14-21.

INTRODUÇÃO: O que faz você se ajoelhar? Qual é a causa que coloca você de joelhos? Parece que Paulo explica que para ele dobrar de joelhos, é o desejo de que todos encontrem a salvação e que, possam vir a experienciar a tão grande salvação. Para Paulo ser salvo é ser cheio de toda a plenitude de Deus, conhecer o amor de Deus. Para que? Para que Cristo habite em nosso coração. Para que sejamos fortalecidos no nosso homem interior pelo Espírito Santo. Paulo está intercedendo por nós. E nós porque caímos de joelhos?
Paulo queria conhecer Deus. Ter uma experiência com Deus, experimentar Deus. Ser cheio de toda a plenitude de Deus é: Não precisar de mais nada, é não ter necessidade de mais nada. É ter contentamento em toda e qualquer circunstância, posso tudo naquele que me fortalece Fp. 4. Paulo dormia em DEUS em qualquer lugar Sl.23.E nós? O que é que nos coloca de joelhos? Qual é o conteúdo das nossas orações? O que você quer? O que você pede? Paulo dizia: eu só quero é DEUS. Que afirmativa.
Oração tem tudo a ver com desejos, e por tudo aquilo que não está em nosso alcance de nossas mãos, mas, que estão ao alcance das mãos de Deus. Então por isso, o desejo nos faz ajoelhar. Desejamos e não conseguimos, então vamos nos ajoelhar. Uns ajoelham-se rapidamente, outros, nem tanto. Alguns nunca se ajoelham. Boa parte da nossa infelicidade tem a ver como nossos desejos frustrados, coisas não realizadas, sonhos não realizados, sonhos não realizados. Outras vezes buscamos conquistar  coisas freneticamente , e, ao conseguirmos, passado o instante de euforia, nos frustramos e tronando-se passageiro buscamos novos alvos e desejos, um circulo vicioso.
É certo que muitas de nossas orações e desejos não serão atendidas, respondidas por Deus. Ele sabe que coisas finitas não vão preencher todo nosso ser, elas vão ocupar espaço por um tempo. Por isso Paulo expressava: eu quero é Deus! Eu necessito Dele, só Ele me preenche. Paulo nos leva a refletir em Ef .2, a nossa antiga vida – no mundo, e a forma que vivíamos e nos encontrávamos . Estávamos longe de Deus, buscando os encantos do mundo, fazendo de tudo e em trevas. Num mundo materialista do homem natural.
Fomos resgatados por Deus para uma nova realidade, a espiritual. Um novo padrão de vida. Mas muitas igrejas insistem em voltar para as ênfases exageradas do ter, ter e não o ser. Santificados como igreja é ser separado, tirados de uma forma de ser para uma nova forma a ser conhecida. Novos valores, novo caráter, novos pensamentos sendo implantado, o do novo Senhor. Uma nova criatura que manifestará a luz do Senhor Jesus. Paulo conheceu a nova vida, ele alcançou o segredo do contentamento. Dormir na cadeia  ou no palácio,ser perseguido,ter o que comer ou não ter o que comer ,muito ou pouco etc.
Paulo nos faz lembrar que bebíamos de fontes de podridão, poços de trevas, e ele nos levou a fontes de água viva. Paulo expressa seu conhecimento de que o homem sem Deus definha em sua alma, torna-se infeliz. E ele nos diz hoje que o nosso problema são os desejos, é o desejo que trocamos Deus por muitas outras coisas, e fazemos isso tudo em oração, nossas orações. Nossas orações geralmente não são orações que buscam: o crescimento interior, nossa transformação de caráter, não pedimos para que Deus veja em nós aquilo que não lhe agrada, aquilo que está muito tempo desde a velha natureza enraizado. Se há algum caminho mau, ou pedir: Senhor qual é a tua vontade para mim. Qual é o teu sonho para minha vida, o que tu queres de mim, para onde vou?Para a direita? Ou para a esquerda? Para o leste? Ou para o oeste?
Mas Paulo nos quer revelar a quem oramos a quem rogamos. Rogamos àquele que conhece aquilo que nos é necessário antes mesmo de lhe pedirmos. O intuito do Senhor para nós. Sabe qual é o intuito do Senhor para nós? É despertar pelas orações o nosso desejo, para aquilo que ele nos quer dar que é imensamente grande. A oração é um exercício de dizer a Deus: Deus! Aqui estão todos os meus desejos: Blá,blá,blá,blá e blá, mas Deus, eu sei que a minha plena felicidade não dependem da satisfação de todos os meus desejos, portanto Deus, eu venho a ti em oração para consagrar a ti todos os meus desejos, e, pedir que todavia seja feita a tua vontade não a minha.
A oração é o maior recurso de DEUS para nosso próprio favor e benefício, ela é o recurso que temos para que o nosso coração seja purificado de nossos desejos maus. Muitos desejos nossos, aos nossos olhos, a nosso ver são justos, mas aos olhos de Deus, não o são. Enquanto estamos de joelhos, na presença do Senhor, os nossos desejos são substituídos pelos desejos de Deus, então Deus faz a sua vontade em nós. Assim aos conhecermos a vontade Dele, ouvindo a sua voz, recebendo seu toque, o agradável será a revelação de que nosso espírito recebeu a impressão da vontade de Deus, então nos deleitaremos em fazer a sua vontade. Como Jesus, a minha comida é fazer a vontade do Pai.
A oração não é uma ferramenta pra gente convencer Deus a fazer o que a gente quer que Ele faça, mas a oração é a maneira como nós nos submetemos ao que Deus quer fazer, em nós, por nós, através de nós,apesar de nós.  Perguntas: O que é que coloca você de joelhos? Quais os teus pedidos? Qual é o alvo da tua oração? O que você está pedindo é justo diante de Deus? Você está pedindo conforme a palavra fala de direito, ou, não prestamos atenção  ao contexto  antes do texto? Que tipo de crente eu sou?
Quando o barqueiro joga sua âncora, ele a joga para que o barco chegue mais perto da praia, e, não para que a praia venha até o barco. A oração é: uma âncora a ser lançada  para nos aproximarmos mais de Deus, para ficarmos ao lado de Deus, e, não para puxar Deus do nosso lado. Qual é o teu nível de oração?
CONCLUSÃO DE PAULO- era a de que quanto mais ele foi orando ele chegou a conclusão que a maior resposta que ele Paulo buscava, era DEUS, e o seu conhecimento e a sua vontade. O desejo mais legítimo do nosso coração deve ser o desejo por Deus. Ajoelhe-se, e tenha uma séria conversa com Deus a respeito dos réus desejos.
SHALOM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N