Pular para o conteúdo principal

A SÉTIMA DISPENSAÇÃO.

 A SÉTIMA DISPENSAÇÃO.
Quero com este novo estudo, dar prosseguimento ao assunto citado sobre a RESTAURAÇÃO DE ISRAEL. Caminhando agora nas fases de TRANSIÇÕES da Igreja, do avanço do evangelho, após a ascensão de CRISTO aos céus. 
Mais uma vez quero desafiá-los a buscar nas sagradas escrituras como Os Bereanos, para ver se realmente é assim.
1- No AT, ISRAEL, era o centro da revelação de DEUS, e da sua palavra. Mas ISRAEL rejeitou o MESSIAS- assim DEUS interrompe sua história com ISRAEL em 70dc. ( destruição do TEMPLO e dispersão dos judeus pelas nações).  Mas, DEUS, recomeça a reunir seu povo novamente dentre as nações conforme Ez. 37. E outras profecias.
PERÍODOS DE TRANSIÇÃO. São dois períodos de transição.
A-Nos atos dos apóstolos. Quando o evangelho começa a ser transmitido dos judeus para os GENTIOS. Atos é um livro de transição, ao que diz: “Sereis minhas testemunhas em, primeiro: JERUSALÉM    -   segundo: TODA A JUDÉIA E SAMARIA – terceiro: ATÉ OS CONFINS DA TERRA.
Nota: nos cap. 1 a 7 do livro de atos,todo o trabalho da IGREJA, concentra-se em Jerusalém(sereis minhas testemunhas em JERUSALÉM).
Nos cap. 8 a 12 do livro de atos, os apóstolos vão para Judéia e também os samaritanos começam a se converter. Esta segunda parte é uma transição, em toda a JUDÉIA E SAMARIA.
Nos cap. 13 a 28 do livro de atos, Paulo se converte é chamado a ser Apóstolo aos gentios para além dos limites de ISRAEL. – isto é, até os confins da terra.
                         A HISTÓRIA DE DEUS COM ISRAEL NÃO TERMINOU.
Vamos recomeçar a falar do projeto de DEUS, ISRAEL. Apesar de muitos que não crêem neste título acima, ela é uma verdade verdadeira, DEUS não se esqueceu do seu povo escolhido.
                Várias e várias profecias falam desta verdade, e neste novo estudo, vamos citar diversas promessas as quais dizem respeito exclusivamente para ISRAEL, como povo e nação escolhida por DEUS. O grande arremate final será concluído por aqueles que um dia começaram esta grande obra e projeto do SENHOR. Vós sois A LUZ DO MUNDO, esta afirmativa de JESUS para os judeus, cumpriu-se em parte com o inicio de PENTECOSTE, onde naquela ocasião iniciou-se o projeto IGREJA DE CRISTO, sabendo que a IGREJA DE JESUS, no início, praticamente toda ela, era composta apenas de judeus ( crentes messiânicos). É certo que, esta profecia para eles não se cumpriu ao todo, apenas em parte, e sabemos que hoje a maioria da nação judaica não é crente no messias como também está longe, distante do DEUS de ISRAEL, servindo a outros deuses. Com o avanço do evangelho, e as conversões dos gentios, à igreja de cristo passou a ter mais gentios (cristãos), do que judeus crentes no messias ou judeus messiânicos. Mas vamos ao assunto ISRAEL.
                A bem da verdade é que as Alianças feitas com ABRÃAO por DEUS, permanecem válidas até que tudo seja cumprido. O fato novo e central aqui é, que, a IGREJA é inserida como um novo personagem na história,mas isso não significa que ISRAEL foi substituído ou tenha sido aniquilado do ponto de vista da salvação. Pelo contrario é só ler Is. 52:7-8, e sabemos que ISRAEL, como povo escolhido de DEUS, tem um chamado irrevogável.
Nos anos entre 600 a 700 AC, Isaías prevê a chegada do SENHOR, que obviamente já viera uma vez. Ele vê o retorno do messias. No fim dos dias, ISRAEL, será restaurado, primeiro física e também espiritualmente  Dt. 4:30-31.
Em EZEQUIEL 37- fala de um reagrupamento. Primeiro fala de uma restauração política, que quer dizer que terão seu próprio país novamente, sua própria nacionalidade. Nos fala também de uma restauração espiritual, uma conversão das tribos de ISRAEL.
DEUS, ira restaurá-los, fazendo-os ser bem sucedidos, terem sucesso que os tornará: famosos, um povo brilhante com o seu REI, e o trono do Rei Davi brilhara.
NOTA: é quase que concreto dizer que, o fim da era da IGREJA, começou com a recondução dos judeus para a sua terra natal. Sempre digo que DEUS trabalha com tempos proféticos, e palavra já profetizada tem o seu tempo determinado, ela se cumprirá. Sai um personagem de cena entrará outro, sai a IGREJA, entra ISRAEL. Outro ato importante como sinal é a reconquista de JERUSALÉM. O SENHOR  está preparando o cenário na historia, começou a ação salvadora de DEUS com Israel, e essa transição– entre ISRAEL E IGREJA – se completará com o ARREBATAMENTO da IGREJA.
Em AP. nos confirma esta transição, onde exceto nos primeiros três capítulos de AP. vemos DEUS tratando com a IGREJA, após isso a atuação de DEUS, passa da Igreja para os judeus.
Ex- os 144 mil escolhidos das doze tribos de Israel.
       As duas testemunhas, que podem ser MOISÉS  e ELIAS.
       As duas Oliveiras em Zc. 4   etc.
                Vamos falar especificamente de fases de transição em APOCALIPSE.
...As coisas que viste.     ...As que são.    ...As que hão de acontecer depois destas.
1-As que viram, ou o que viste- e o capitulo 1 , a glória de JESUS que João pode ver
2-As que são, estão no cap. 2 e3 – a era da Igreja representada pelas sete cartas.
3-As que hão de acontecer depois destas, são os capítulos 4 a 22, estes são os acontecimentos depois da era da Igreja, por isso que, a partir do capitulo quatro, as coisas judaicas voltam à cena com força.
                O REINO MESSIÂNICO.
JESUS voltará em poder e glória – Jd l4 e Zc. 14:5.   Seguem acontecimentos extraordinários:
1-Israel será salvo – Is. 1:27  -  Ez. 36:33  -  Rm.11:25.
2-Judeus dispersos serão reunidos - Is. 27:13  -  Is. 66: 20-21 -  Sl. 50:2-5.
3-A terra será reconquistada para DEUS – liberta do domínio de satanás
4-A terra será renovada-renascerá – Ez. 47 - Is. 65-l7.
5-Satanás será preso 1000 anos, que é a duração do Reino de Deus Ap. 20:1-3.
6-JESUS se assentará no trono de Davi em JERUSALÉM como messias SL. 132:11 - SL. 89:5 - Zc. 14:8-11.
7-O ESPÍRITO SANTO será derramado sobre Israel- JL. 3:1-2.
8-Israel será cabeça sobre todas as nações – DT. 28:13 – Jr.31:7
9-Moradores não judeus em Israel serão integrados ao país e ao povo como judeus natos-  Ez.47:21-23 – Zc.9:6-7.
10-O SENHOR reinará A PARTIR DE SIÃO- Is. 24:23.
11-Será rei sobre toda a terra - Ap.19:6 - Zc. 14:9.
12-Será um domínio teocrático - Ap.2:26-27   -   Ap. 12;5  --  Sl. 2.
13-DEUS habitará entre os homens- Ap.21:1-4       com isso haverá:
14-Paz e justiça entre todos os povos Is. 2:4 - IS. 9:6 - is. 57:19  -  Is. 66:12.
15-Haverá justiça social- Sl. 72:6, 12 Sl. 14:16 - JL.2:18-27. , teremos condições paradisíacas
16-A era de ouro – paz e bem-estar florescerão SL. 72.
17-A eternidade e o céu penetrarão nesta era como realidade AP.21 e 22.
E a igreja, onde estará? Estará presente reinando com CRISTO, não como pessoas da terra, fisicamente onde se casarão. A igreja terá um corpo glorificado, se movimentará entre o céu e a terra, talvez como os anjos.
                 O MAU X O BEM – OS PARALELOS.
1-O primeiro Adão trouxe a maldição - O segundo Adão, por ele virá a bênção sobre toda a criação I Co 15:45-47.
2-O primeiro Adão causou a perda do paraíso - O segundo Adão nos devolveu o paraíso.
3-O primeiro Adão pecou em um jardim- O segundo Adão submeteu-se em obediência ao PAI, também em um jardim.
4-O primeiro Adão trouxe a morte - O segundo Adão, trouxe a vida Is. 4,11,35  - Is. 65 e 66      SHALOM.


CURIOSIDADE    
O TERMO ABENÇOAR,  

Para variar um pouco o assunto, segue o significado de uma palavra muito proferida por quase todos, e, em qualquer situação, sem o devido entendimento da mesma. A palavra e: A B EN Ç O A R – no hebraísmo B A R A C H.
                O que ela significa: Conceder PODER, para alguém, ou para ser bem sucedido e próspero, útil, fecundo. Quem abençoa? Aquele que está em posição de autoridade.
 Por isso ABENÇOAR é: autorizar para prosperar. Por isso muito cuidado ao você proferir sua benção a qualquer pessoa, pois agora você tem conhecimento do seu significado.

SHALOM E MAZAL TOV,sucesso em Cristo e muitas alegrias nEle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N