Pular para o conteúdo principal

O GRANDE PLANO DE SALVAÇÃO. RM. 1:4

               JÓ perguntou: como se justificaria o homem para com DEUS? Perguntou o carcereiro em AT. 16:30,que é necessário que eu faça para me salvar?
                Como o homem pode ficar de bem com DEUS e ter a certeza da sua aprovação?
Rm. 1:16-17.  O evangelho é o poder de DEUS para a salvação dos homens. Porque demonstra como a posição, a condição dos pecadores pode ser alterada de tal modo que fiquem reconciliados com DEUS, à justiça de DEUS. É justiça que resulta da fé em CRISTO.
DOUTRINA DECLARADA. Rm. 3:21-26.  Sua natureza: todos pecaram todos precisam da justiça de DEUS.
                Os gentios estão sob condenação, conheciam a DEUS, conforme Rm. 1:19-20, negligenciaram em adorá-lo e serví-lo , suas mentes, ficaram obscurecidas  Rm.1:21-22 , a  cegueira trouxe a idolatria que o levou a corrupção moral VS.24-31. São indesculpáveis, porque existe para toda uma revelação de DEUS na natureza. E tem uma consciência que aprova ou desaprova suas ações.
                O judeu também jaz sob condenação. Pertence a nação escolhida, tendo conhecido a lei de Moisés durante séculos, mas tem violado essa lei em pensamento, em atos e em palavras AT 2.
                Rm. 3;15-20. Diz que nenhuma carne será justificada diante dEle pelas obras da lei ,porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Qual é então a justiça que o homem necessita tão urgentemente?
                Justiça significa: ser reto, justo, certo, às vezes descreve assim o caráter de DEUS, livre de imperfeições e de injustiças. Quando se aplica ao homem é: o estado de estar certo com DEUS. Um homem justo, é um homem cuja vida está em linha reta com a lei de DEUS, então, a operação de DEUS traz a sua justiça no homem que está sem possibilidade ( literalmente torto) de se endireitar.
SEU RELACIONAMENTE COM A LEI: ninguém é justificado mediante as obras da lei. A lei não foi dada visando o propósito de tornar justo o homem, e sim para oferecer um padrão de perfeita retidão. Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. A lei não criou o pecado, foi dada para revelar a sua presença, a sua natureza e a sua culpabilidade, a fim de que, o remédio seja receitado por DEUS.
SUA REVELAÇÃO: “mas agora se manifestou  sem a lei a justiça de DEUS”.  A vinda de CRISTO abriu um novo capítulo no modo de DEUS se haver com os homens. Muitos israelitas, cônscios da sua necessidade, sentiam que devia haver uma maneira de se receber a justificação, independente da rigorosa observação de toda a lei, porque afinal, o homem pecaminoso nunca poderia observá-la perfeitamente.
                Sentiam que devia existir uma justiça que dependesse inteiramente das suas próprias obras e esforços, ansiavam pela redenção e pela graça. Paulo fala da justiça de DEUS sem a lei: “tendo o testemunho da lei Gn 3:15 – Gn.12:3 – Gl.3:6-8 e dos profetas: Jr.23:6 e 31:31-34. A lei de Moisés foi dada para fazer o homem sentir o quanto necessita da redenção Gl.3;19-26.
SUA APROPRIAÇÃO: sendo que a lei não poderá justificar, a única esperança do homem é a justiça de DEUS, “a justiça sem a lei”, uma mudança de posição e condição produzida à parte da lei. Uma justiça que DEUS dá, é uma dádiva porque o homem não tem a capacidade de desenvolvê-la ou operá-la  Ef.2:8-10 . Se é uma dádiva devemos aceitá-la, como? “pela fé em JESUS CRISTO.
                A fé é a mão que humildemente aceita o que DEUS oferece. A salvação que se recebe é uma dádiva não merecida, ou um salário pelo qual não se trabalhou. Do ponto de vista de DEUS, o ser humano decaído não possui dignidade alguma, não tem a capacidade de acumular uma suficiência de bondade para comprar a salvação, por isso: nenhuma carne será justificada diante dEle pelas obras da lei.
                DEUS, não faz acepções de pessoas. Essa justiça é para todos e sobre todos os que crêem, DEUS, não faz distinção quanto a nacionalidade da pessoa, nem sua posição social. A dádiva de DEUS, sua justiça, é realmente para toda pessoa que crê, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de DEUS.” Paulo afirma, todos são pecadores, todos. “A glória de DEUS, aqui significa o caráter de DEUS, e o caráter de DEUS, é o padrão para o comportamento humano LV. 19:2.
                Todos fracassaram ao serem medidos contra esse padrão. A glória de DEUS é o fim para o qual a vida humana foi designada, e a salvação nos coloca no trilho que vai avançando para esse destino. A lei nos convence da realidade da nossa carência do nosso fracasso, mas nenhum poder possui para nos fazer ficar à altura de DEUS, do seu padrão que ele nos deu.
SUA CONCESSÃO: “sendo justificados” justificar é: uma expressão judicial que significa pronunciar inocente  , justo , colocar o culpado na situação de um homem justo, restaurá-lo a posição de quem nunca violou a lei.
Uma Nota: DEUS apaga os pecados cometidos, e depois age para com a pessoa como se nunca na vida tivesse praticado um erro. DEUS justifica o pecador, declara-o justificado, portanto, justo aos olhos dele. 
GRATUITAMENTE PELA SUA GRAÇA: O homem nada possui para, ou possuía para comprar sua própria justificação. Absolutamente nada. Ele, portanto, graciosamente deu a salvação de graça. A graça é o favor divino mostrado aos que não o merecem. A salvação mediante a graça remove dois perigos:
Primeiro: O desejo de alguém se justificar a si mesmo mediante seus próprios esforços.
Segundo: O temor das pessoas quanto a serem fracas demais para serem justificadas.
SUA BASE: é DEUS quem dá a justiça por meio de JESUS, que nos justificou. JESUS obteve este título para nós pecadores, somos chamados justos pela “redenção que há em CRISTO JESUS”.
A REDENÇÃO: é a libertação total obtida mediante o preço pago, libertação da penalidade do pecado, do poder do pecado e da presença do pecado. Hoje: comparecemos diante de DEUS revestidos na retidão de CRISTO, Ele CRISTO, é o nosso representante, ele é justo, e nós que nele confiamos, participamos da justiça dEle , DEUS nos aceita porque aceita CRISTO.
SEU MÉTODO: “Ao qual DEUS propôs para propiciação pela fé nos seu sangue 1 JO.2:1-2 . PROPICIAÇÃO é: Sacrifício ou uma dádiva que afasta a ira de DEUS, fazendo com que seja misericordioso e favorável para com o pecador.É o que compra o favor de DEUS para com todos os que não merecem.
                CRISTO morreu para nos salvar da justa ira de DEUS ( 1 TS. 1:10) e de obter para nós o favor DIVINO.
A PACIÊNCIA DE DEUS: Parecia que em épocas passadas que DEUS deixava de punir devidamente os pecados das nações, que os homens pecavam sem receber a justa paga pela sua maldade. Pergunta -se: DEUS NÃO TOMAVA CONHECIMENTO DO PECADO?
                A cruz revelou a hediondez do pecado, demonstrando qual a terrível penalidade para ele, qual o preço para o perdão. A cruz de CRISTO proclamava que DEUS nunca foi indiferente para com os pecados humanos e que nunca o será. DEUS provou sua ira contra o pecado mediante sua punição aos gentios (RM. 1:24-27)  E a seu povo em muitas ocasiões , DEUS, em grande parte deixou impunes os pecados dos homens.
NOTA: JESUS satisfez a justiça de DEUS, JESUS morreu em prol dos homens e em prol de DEUS, para vindicar a justiça de DEUS. DEUS foi justo e justificador daquele que tem fé em JESUS, ele resolveu o problema sendo justificador pelo calvário, quando o próprio filho de DEUS tomou sobre si a penalidade merecida pelo pecador.   MISERICÓRDIA E A VERDADE SE ENCONTRARAM, E A JUSTIÇA E A PAZ SE BEIJARAM SL 85:10.
                DEUS é justo quando pune e misericordioso quando perdoa, o calvário soluciona o problema.
A DOUTRINA: Rm. 4:1-8. Um ouvinte judeu do apóstolo exclama indignado: “ensinar que o homem pode ser justo independente da lei, é a mais avançada heresia”, a lei é o próprio fundamente da moral e da religião, e justiça independente da lei é inaceitável. Paulo cita exemplo como Abraão, amigo de DEUS, homem justo, foi um homem justificado em que base? Das obras? Ou de qualquer outro esforço próprio o qual podia orgulhar-se. NÃO! Creu Abrão em DEUS, e isso lhe foi imputado como justiça. Foi o ter crido nas promessas de DEUS.
NOTA: Pela fé, abrimos nossas mãos estendida para receber como dádiva aquilo que não podemos comprar nem merecer como salário. Ele cita DAVI: certamente foi um homem de DEUS, mas, as manchas em seu caráter, e seu Duplo crime 1 Sm.12, comprovam a idéia falsa, a falsidade de ele ter sido justificado mediante as obras . Diz: “bem aventurado o homem a quem DEUS imputa a justiça sem as obras” Pv. 28:13 – Sl. 32 – Rm. 5:1-2.
                IMPUTAR: indica algo colocado na conta a crédito de alguém. No processo da justificação, os pecados são debitados e a justiça de CRISTO é a lançada a crédito, então: ficamos sabendo que a justificação significa que DEUS pode declarar justo o pecador, por ter sido lançada na conta dEle, a justiça de CRISTO.
NOTA: Aqueles que estão vestindo a justiça que CRISTO lhes atribui, devem tomar o cuidado de se purificar assim como CRISTO é PURO. DEUS justifica os ímpios. O milagre do evangelho é que DEUS se achega aos ímpios com misericórdia, totalmente reta e pura, capacitando-os mediante a fé, a entrar em novo relacionamento com ELE, DEUS, a despeito daquilo que são. O grande segredo do cristianismo  do NT é: DEUS QUE JUSTIFICA OS ÍMPIOS.
O AMOR DE DEUS: DEUS ama os homens, não por causa daquilo que eles são, e sim, por causa daquilo que ele é, sua natureza é amar, Ele não se cessa de amar os homens JO 3:16. O pecado da nossa parte não faz com que DEUS cesse de nos amar, mas efetua em nós mesmos, uma capacitação tal que não nos deixa aceitar as bênçãos que o amor divino nos oferece. É como o caso de quem fecha as venezianas, não impede o sol de brilhar, mas esconde-se da sua luz.
                 Não há distinção na eficácia da morte de CRISTO para todos, CRISTO, morreu para todos, em prol de todos. O remédio cobre uma área tão grande quanto à doença, o remédio vai tão profundo quanto à doença, e por mais longe que o pecador tenha se desviado, existe na cruz perdão Para os seus pecados. A salvação é para ricos e pobres, para os sábios e para os analfabetos, para os reis e para os mendigos, para as pessoas de todas as raças e para adultos e crianças.
                DEUS determinou um caminho que pode ser seguido por todos, o caminho da simples fé naquilo que Ele realizou mediante CRISTO. Se este caminho parece muito estreito, difícil de caminhar, trilhar, é que as pessoas ficam insufladas com pecados e orgulho, achando-se por demais grandiosas. Naamã teria feito algo grandioso se isto tivesse sido exigido por parte dele, mas ficou escandalizado quando recebeu ordens no sentido de se lavar no rio Jordão , quando afinal deixou de lado o seu orgulho e se humilhou , foi curado mediante o meio simples ( 2 Rs. 5 ) houve fé e obediência.      SHALOM.

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N