Pular para o conteúdo principal

A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL E O DESTINO DE UMA NAÇÃO.

A RESTAURAÇÃO DE  ISRAEL E O DESTINO DE UMA NAÇÃO.     
ROMANOS – CAPITULOS 9 – 10 – 11.

_Os privilégios especiais de ISRAEL como povo de DEUS.
_O relacionamento entre o Evangelho e as promessas de DEUS feitas a ISRAEL
_ E o relacionamento entre IGREJA e ISRAEL

1-A REJEIÇÃO DE ISRAEL.  CAP. ROMANOS 10.
                Objeção dos judeus: como foi possível que DEUS tenha nos permitido cometer a tragédia dos séculos, ao matarmos seu CRISTO, e rejeitarmos seu plano para nós? Paulo responde: é a culpa exclusiva de ISRAEL. Os israelitas queriam a salvação mediante a Lei, ao invés de confiar no SENHOR, e no seu CRISTO. Não havia nenhuma desculpa para tal comportamento, pois o evangelho fora pregado abertamente e pregado com clareza, singeleza, e ISRAEL, rejeitou deliberadamente.
2-A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL .  CAP. ROMANOS  11.
                Objeção dos judeus: DEUS quebrou suas promessas solenes e incondicionais a nação?
Paulo responde: NÃO. A rejeição de ISRAEL é apenas temporária, após completar seu plano para a presente era, DEUS, mais uma vez se voltará para o seu povo e cumprirá sua promessa de restauração nacional.
3-UMA RAZÃO APRESENTADA: “Porque lhes dou testemunho de que tem zelo de DEUS, mas não com entendimento”.  Os judeus tinham zelo, conheciam a lei, citavam-na e lutavam em prol da conversão dos Gentios a obediência da Lei. No entanto, este zelo, era inaceitável a DEUS e incapaz de promover seus propósitos por seu zelo e entendimento.
4-UM ERRO DESMASCARADO. “Portanto não conhecendo a justiça de DEUS, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram a justiça de DEUS. Interpretaram mal o propósito da lei, chegaram a confiar nela como meio de salvação espiritual, não tomando conhecimento da pecaminosidade do intimo dos seus corações, imaginavam que pudessem galgar a salvação ao observar a letra da lei. Dessa forma, quando CRISTO; veio a eles oferecendo a salvação dos seus pecados, imaginavam não precisar de um MESSIAS assim JOAO 8:32-34, imaginavam  que ele deveria anunciar algumas exigências mediante as quais pudessem ganhar a vida eterna, não quiseram, porém, seguir o caminho indicado por JESUS: em JO. 6:29 – “ A obra de DEUS , é esta , que creiais naquele que ele enviou.” 
                Estavam tão ocupados em procurar estabelecer e calcular seu próprio sistema, para obter a justiça própria, que não aceitaram o plano de DEUS para justificação dos pecadores. Uma nota: existe a ideia, profundamente arraigada na mente humana, de que o homem precisa fazer algo para operar e merecer a sua própria salvação. 
5-UMA VERDADE DECLARADA. “porque o fim da lei É CRISTO, para justiça de todo aquele que crê”. A lei fora dada para ISRAEL para levar o povo ao “ponto final”, certo que é a Fé na graça salvadora de DEUS. “Quando, porém, veio o redentor, o judeu satisfeito com suas próprias virtudes legalistas, não quis receber a informação de que chegara ao seu destino, que chegara ao “fim da linha” e permaneceu “ em trânsito .
6-A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL- Rm. 11:11 – Rm. 11; 25 – Rm. 11:29.
“Rejeitou, pois DEUS o seu povo”?”de modo nenhum.” A queda de ISRAEL, não é total, nem permanente. Não é total porque um REMANESCENTE de judeus, como Paulo, recebeu a CRISTO, e não é permanente porque DEUS ainda cumprirá as promessas nacionais feitas a seu povo.
7-A QUEDA DE ISRAEL.
A-NÃO É PERMANENTE: “digo, pois porventura tropeçaram para que caíssem? de modo nenhum. A nação judaica não está rejeitada e perdida sem possibilidades de recuperação. DEUS, ainda tem um futuro para ISRAEL.
B-FOI TRANSFORMADA EM BENÇÃO: “mas pela sua queda veio s salvação aos Gentios.” Os filhos de Jacó  perseguiram o irmão deles,  José, mas DEUS transformou a maldade deles em benção para os GENTIOS, e finalmente em benção para os próprios irmãos de JOSÉ. Parecia uma tragédia quando os judeus rejeitaram seu MESSIAS, mas DEUS transformou aquela rejeição em benção, fazendo com que a Palavra da salvação fosse levada as nações gentílicas, e, os judeus vendo os gentios recebendo as bênçãos que eles poderiam ter recebido, passariam a ter ciúmes.
NOTA- já na época de Paulo, os judeus estavam cheios de inveja ao verem os gentios recebendo as bênçãos das quais ( segundo pensavam) somente os judeus eram dignos. Quando os judeus rejeitaram a CRISTO, o também povo escolhido ( a igreja ) passou a desempenhar o papel central de testemunhas de DEUS MT. 21; 43 - I PE. 2;9-10.
C-TRARÁ BENÇÃOS ABUNDANTES: “e se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição ( mediante a rejeição) a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude( restauração a todos os privilégios). No principio, DEUS, fez de ISRAEL uma nação escolhida e povo particular seu, a fim de que,finalmente chegasse a ser uma benção para todas as nações.Assim sendo, a benção das nações tem sido vinculada ao destino e a vocação de ISRAEL. Quando ISRAEL fracassou, rejeitando a CRISTO,parecia que esta queda causaria perda para as demais nações. DEUS porém, na sua SABEDORIA E PODER, transformou a queda em benção para os GENTIOS. Ora, se a sua rejeição trouxe tantas bênçãos para o mundo, quem poderá medir o tamanho Das bênçãos que sua restauração traria.  Segundo os profetas , a restauração de ISRAEL, será o ponto inicial para a vinda do REINO DE DEUS NA TERRA.
D-PORQUE NÃO QUERO IRMÃOS QUE IGNOREIS ESTE SEGREDO: o mistério, ou o segredo revelado é que ISRAEL ficará cego e rejeitado, até que “haja entrado a plenitude dos gentios.”
E-PARA QUE NÃO PRESUMAIS DE VÓS MESMOS: Paulo adverte seus leitores gentios de que (vós mesmos) não devem ficar tão orgulhosos na sua posição de privilégio ao ponto de desprezar os judeus.
F-ASSIM TODO O ISRAEL SERÁ SALVO: isto não significa que cada individuo entre os israelitas chegará finalmente a ser salvo. Paulo fala aqui do destino nacional, e não da salvação individual,.ISRAEL,como nação será libertada dos seus inimigos espirituais e físicos, sendo restaurada a sua antiga situação de TESTEMUNHA DE DEUS.
G-QUANTO AO EVANGELHO, SÃO INIMIGOS POR CAUSA DE VÓS: desde o princípio a nação israelita como um todo, tomou posição contra DEUS, e até hoje a mesma atitude foi conservada. Nenhuma nação já resistiu ao evangelho como os judeus. ‘ “por causa de vós” significa  que; os gentios receberam benefícios do fato de os judeus terem rejeitado o evangelho. DEUS, porém, não os rejeitou completamente, apesar desta atitude deles contrária a CRISTO.  Quanto a eleição, ( a escolha deles como povo especial de DEUS) ,amados por causa dos pais , ou seja, com base nas promessas feitas a ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ.
H-PORQUE OS DONS E A VOCAÇÃO DE DEUS SÃO SEM ARREPENDIMENTO: mais uma vez Paulo continua debatendo o destino terreno da nação, e não o destino celestial do individuo. Quais são os dons e a vocação aqui aludidos?  Rm. 9:4-5. Em que sentido são? “SEM ARREPENDIMENTO” – no sentido da nação de ISRAEL não ser eternamente rejeitada como povo de DEUS.
NOTA: as promessas divinas com respeito ao seu destino nacional são incondicionais, ou seja, garantem que esta nação será finalmente uma benção  para o mundo, apesar da necessidade de fazê-la passar por longos séculos de castigos – TEXTOS; Jr.31:31-34  -  Jr.33:24-36  -  Rm. 11:27 .
Ensinamentos práticos: do ponto de vistra humano, os judeus são um povo surgido na Judéia, agora espalhado por muitas nações, com talentos e peculiaridades marcantes. Destaca-se como o povo de MOISÉS e dos PROFETAS, sendo a nação que mais rejeita a CRISTO. Há porém, um ponto de vista  Divino, o propósito de DEUS em conexão com a sua história, e Paulo não queria que os gentios  no decurso dos anos, chegassem a tratar os judeus somente do ponto de vista humano: “ porque que não quero irmãos, que ignoreis este segredo( para que não presumais de vós mesmos.
                A restauração de ISRAEL é certa e iminente. DEUS, de fato, não é homem para que minta Nm. 23:19, e fará cumprir suas promessas, ainda que na vigência da nova Aliança. Porventura rejeitou DEUS o seu povo? De modo algum. A queda de ISRAEL foi transformada em benção: quando os judeus  rejeitaram a CRISTO,nós, a igreja, passamos a desempenhar o papel de testemunhas de CRISTO.              
                Segue algumas promessas de DEUS a ISRAEL:
1-DEUS tem estabelecido uma relação exclusiva com a nação israelita DT. 7:6 - DT. 14:2.
2-Este relacionamento é eterno “estabeleceste teu povo ISRAEL, por teu povo para sempre 2 sm.7:24.
3-Apesar da incredulidade há uma eleição ou vocação da parte de DEUS para tal relacionamento Rm. 11:26-29.
4-DEUS os estabeleceu porque os ama DT. 7:7-8, têm um propósito firmado, soberano e exclusivo para este povo.
5-ISRAEL como povo teve e terá um papel estratégico no cumprimento do propósito de DEUS, para a humanidade, pois: a salvação veio dos judeus Gn. 22:18 e Jo 4:22, será riqueza para os gentios(os goim)onde virá grande benção para o mundo.       
6-DEUS confirmou sua promessa a Isaque e a JACÓ Gn. 26:4 e Gn. 28; 14.
7-Aos judeus foram confiados os oráculos de DEUS Rm. 3:1-2.   
8-O Messias veio ao mundo através do povo judeu, o povo do qual descende o CRISTO, segundo a carne Rm. 9:5.
9-ISRAEL se tornará o líder espiritual do mundo ZC. 14:9, l6, 21 e AP. 20:4-6.
10-Os judeus serão chamados sacerdotes do SENHOR, e os gentios os chamarão de ministros de nosso DEUS, IS. 61:6.
11-Dez homens de todas as tribos das nações pegarão sim na orla DAS VESTES DE UM JUDEU, e lhes dirão: iremos convosco, porque temos ouvido que DEUS está convosco ZC. 8:23.
 DEUS NÃO REJEITOU SEU POVO ESCOLHIDO, A CEGUEIRA É PARCIAL, ATÉ QUE SE COMPLETEM OS TEMPOS DOS GENTIOS.
                Shalom aleckem mazal tov,sucesso em Cristo e muitas felicidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N