Pular para o conteúdo principal

J E S U S…. O “EU” D I V I N O - J E S U S E OS R A B I N O S.

                    INTRODUÇÃO: uma diferença entre JESUS  e  os Rabinos judeus surge imediatamente e desde o inicio constitui-se uma muralha intransponível entre JESUS e os Rabinos( FARISEUS).  Então vejamos:
                    1-JESUS FALAVA EM SEU PRÓPRIO NOME.
                     O judaísmo por sua vez conhecia um único “EU”, de quem receberam no Sinai os Dez Mandamentos Eternos. Nenhum outro “EU” sobre humano, jamais existiu no judaísmo, senão o ‘EU’ DIVINO.  Vamos ver os dois lados da questão.  JESUS – os  sermões de JESUS, começavam com a fórmula introdutória “ EU VOS DIGO”, já os profetas de Israel começavam sua pregação dizendo:  “ ASSIM DIZ O SENHOR”.
                Era uma diferença que tocava as entranhas da religião. As palavras de JESUS soavam estranhas aos ouvidos dos judeus, porque eles jamais haviam ouvido coisas semelhantes. Uma nota: para o judaísmo, interessa tão somente o ensinamento Divino revelado, e não o “eu” de qualquer mestre. Havia uma cadeia ininterrupta de tradição, que havia começado por Moisés até aqueles dias, sem ser questionada sob hipótese alguma. Daí surgiu um homem em ISRAEL, que clamava “EU VOS DIGO”.
                JESUS, falava de uma forma que o colocava acima da mais alta categoria permitida para os seres humanos no judaísmo, a de PROFETA, para não falar do oficio de RABINO. O Profeta fala mais diretamente de DEUS, “ ASSIM DIZ O SENHOR”, mas o profeta não passa também de uma representante dEle.Ele fala em nome de DEUS,e não em seu próprio nome. Ele quer restaurar ou fortalecer o relacionamento das pessoas com DEUS. A pessoa do profeta não é importante ele não tem a palavra de DEUS em si mesmo, ela vem a ele às vezes, é preciso esperar por ela.
                JESUS, jamais autenticou seu ensinamento da forma como os rabinos o faziam, ele nunca disse “ RECEBI POR TRADIÇÃO”, porque ele lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei Mc. 1:22. Tampouco falava como profeta. Ele jamais se disse representante de DEUS como um profeta dos judeus, mas: “Ele falava a palavra de DEUS, e ele a comunicava em seu próprio nome.” Vocês ouviram o que foi dito ( por DEUS” aos seus antepassados( no Sinai) , mas EU lhes digo “ Mt. 5:21,22,27,31,33,38.  Nota: para os ouvidos do judeus , isso foi um choque, e devem ter perguntado a JESUS,  “ quem é  você para colocar sua autoridade acima da autoridade da lei ?
                JESUS, perdoava pecados, e a reação era espontânea “ESTÁ  BLASFEMANDO”, quem pode perdoar pecados, a não ser DEUS ? Mc. 2:7. Os profetas pediam para que as pessoas se voltassem para DEUS, para que o buscassem para receber dele ajuda e descanso, mas JESUS dizia: “VENHAM A MIM TODOS OS QUE ESTAO CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU LHES DAREI DESCANSO”. M.t. 11:28.
                Os Rabinos falavam para tomar sobre si o jugo da TORÁ ou o jugo do REINO, JESUS dizia: “ TOMEM SOBRE VÓS O MEU JUGO E APRENDAM DE MIM “ Mt. 11:29. Os rabinos diziam, se 2 ou 3 se sentassem juntos e houvessem no meio deles palavras da TORÁ, A SHEKINÁ, permaneceria no meio deles.  JESUS, disso: “ONDE SE REUNIREM 2 OU 3 EM MEU NOME , ALI EU ESTOU NO MEIO DELES Mt. 18:20.
                Os rabinos falavam em perseguição por causa de DEUS, ou por causa do seu nome, ou ainda por causa da TORÁ, JESUS, falava em perseguição a até mesmo perda da vida por causa dele.  No AT. DEUS é o único que pode dominar as forças da natureza exclusivamente por meio de sua Palavra Sl. 104:7 - Sl. 29:3 - Sl. 77:16  , mas: quando os discípulos de JESUS, viram-no  repreender a tempestade no lago da GALILÉIA, disseram assombrados: “ QUEM É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR OBEDECEM ? Mc.4:41.
                Houve lideres carismáticos que tinham o dom de fazer milagres e de curar pessoas antes, durante e depois dos tempos de JESUS, mas o faziam por meio de suas orações eficazes, eram grandes intercessores. JESUS não curou nem realizou outros milagres invocando o poder de DEUS, mas: ele tinha o poder em si mesmo, e curava por meio de uma simples ordem. O mesmo se dava ao expulsar, ou exorcizar demônios, outros exorcistas tentavam amedrontar os espíritos invocando um poder divino qualquer. Mas JESUS: os expulsava com sua palavra de poder, era a ele que os demônios temiam. Por isso não é de espantar que as pessoas ficassem perplexas diante DELE.
                Não é suficiente dizer que JESUS, foi um homem supremamente sábio, ELE NÃO É PORTA VOZ DA SABEDORIA, Ele é a SABEDORIA em pessoa. Ele é a TORA, em pessoa. É  por isso que: Ele, em seu próprio nome, com o seu próprio “EU”, pode APROFUNDAR, RADICALIZAR, E ATÉ MESMO CORRIGIR A TORÁ, não abolindo, nem desfazendo dela,  senão COMPLETANDO-A.   SHALOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MORADIAS NOS TEMPOS DE JESUS.

O   judeu do primeiro século tinha e levava uma vida tranqüila,como muito aconchego familiar. O pão era assado em fornos de barros. Os tios tocavam seus instrumentos na área da casa. À noite, as casas eram iluminadas pela luz das lamparinas de azeite. A vida familiar era caracterizada por muita afetividade e carinho e regida por tradições sólidas. AS CASAS. Eram de formas e tamanhos variados, pois, havia diferença entre classe rica e pobre. Sua estrutura na sua maioria eram simples e pequenas. Os israelitas tinham a sua maior parte de suas atividades ao ar livre, então, a casa para eles era apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e para dormir.   Nos tempos de Jesus, as casas eram comuns, constituídas de apenas um cômodo, com pouquíssimo mobiliário, com quase nenhum adorno. Seus tamanhos, mais ou menos 3,5 mt2, tinham 2 a 3 janelas , e o assoalho era de terra batida. Possuíam uma escada externa que dava acesso a um terraço, que era plano, não havia telhados. Grande p

O JUGO DOS RABINOS.

INTRODUCAO: O SENHOR JESUS, não poucas vezes entrou em sérias confrontações com os Fariseus da sua época. Certo é que, os debates eram freqüentes, relacionado a diversas situações, das mais diversificadas, sobre a TORÁ, sobre as tradições dos Pais, sobre os 613 mandamentos, dos quais os Escribas e fariseus, mestres, e mais uma leva de religiosos eram conhecedores. Não somente conhecedores destes, mas criaram em cima destes mais uns quatrocentos. É interessante notar que, cada Rabino mantinha seus seguidores, discípulos, que os seguiam fielmente em todo o ensino.                 Vamos agora entender um pouco mais sobre os tais JUGOS, para que nós entendendo, não caiamos em qualquer laço, ou ensinos que nos tragam peso, pois JESUS nos disse: ‘ O meu JUGO é SUAVE e o meu FARDO é LEVE’.   Vamos começar:                 JESUS   diz , que há Rabinos e Rabinos. O que distingue os Rabinos é a experiência do REINO DE DEUS. Os Rabinos que são instruídos no Reino de Deus têm em casa um tesou

O ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O JUDAÍSMO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO: Ninguém pode com certeza definir o Espírito Santo. Durante muitos séculos discutiu-se sobre este Ser Divino. Debates acalorados perduraram por muito, muito tempo,seguindo dai diversos estudos e doutrinas da mais variadas, para todos os gostos. Mas na visão cristã crê-se em uma trindade entre Deus o Pai,O Filho e o Espírito Santo,três mas um só Deus ,com características de ações diferentes entre Eles. Gostaria de expressar a visão judaica messiânica ,isto é crentes judeus no Messias Yeshua ,Jesus,sobre quem é o Espírito Santo. RÚACH...tradução no hebraico : Vento - Presença - Essência - Sopro - Fôlego. Primeira ocorrência : Gênesis 1;2..."Havia trevas sobre a face do abismo,e o Rúach de Elohin pairava sobre a face do abismo, e o Rúach de Elohin pairava sobre a face das águas..." Na verdade,era a Glória e a presença Divina que estavam "visitando"o caótico estado que a terra se encontrava. Outro exemplo em Gênesis 8:1..." E lembrou-se Deus de N